O Município de Santa Comba Dão prossegue com as ações de controlo da vespa das galhas do castanheiro (Dryocosmus Kutiphilus), tendo efetuado no dia 17 de maio, no Couto do Mosteiro, mais uma largada - a última de 2019 - dos insetos parasitóides Torymus Sinensis, identificados como um meio eficaz e reconhecido para a redução das populações desta praga exótica.
A iniciativa envolveu alunos da turma do curso profissional de Proteção Civil da Escola Secundária, que tiveram a oportunidade de ver os castanheiros afetados pela vespa das galhas e de "largarem" o auxiliar parasitóide responsável pelo controlo e redução da praga.
Já no dia anterior - 16 de maio - tinham sido efetuadas largadas em Casal Bom, Treixedo e Nagozela, sendo de registar que entre 2017 e 2019 foram realizadas oito ações de libertação deste parasitóide, que abrangeram as zonas norte e sul do concelho. Em 2020, o plano contempla mais quatro largadas na zona sul do concelho.
Financiadas pelo Município, estas largadas contam com a participação técnica do Balcão do Agricultor de Santa Comba Dão, Direcção Regional da Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC) e REFCAST – Associação Portuguesa da Castanha.O objetivo do Município é controlar, de norte a sul, a população desta praga, que afeta substancialmente a produção de castanhas, através deste auxiliar parasitóide, que se alimenta e desenvolve a partir da larva da vespa das galhas.
A luta biológica através deste inseto parasitóide tem efeitos esperados nas populações de vespas a partir de três anos depois da primeira largada, sendo completamente desaconselhada e inútil a aplicação de agentes de controlo químico contra esta praga. Trata-se de uma iniciativa enquadrada no Plano de Ação Nacional de Controlo das Vespas das Galhas do Castanheiro, que envolve a REFCAST, Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, DRAPC e Municípios associados.
Nota: Os castanheiros abrangidos pelo controlo biológico da praga da vespa das galhas dos castanheiros foram assinalados a vermelho com o símbolo +. Para qualquer informação / esclarecimento contacte o Balcão do Agricultor (Casa dos Arcos - Santa Comba Dão | tel. n.º 232 880500)