No sábado, 25 de maio, São João de Areias recebeu a 5.ª edição da Visita "Caminhos do Património", que contou com participação de mais de uma centena de pessoas, de todas as idades, que não quiseram perder esta iniciativa, realizada, pela primeira vez, no período noturno.
António Neves, profundo conhecedor da história local, guiou os caminhantes por um percurso situado entre São João de Areias e Vila Dianteira, ao longo do qual revelou vestígios e indícios da presença romana no território e dos primeiros tempos do cristianismo, dando ainda a conhecer a casa onde nasceu José da Silva Carvalho - ilustre santacombadense e um dos obreiros da revolução liberal. Pelo caminho houve também apontamentos sobre as capelas de São Pedro, em São João de Areias, e de São Silvestre, em Vila Dianteira, e sobre uma "alminha", existente numa das encruzilhadas do trajeto percorrido.
Para a história desta Visita pelo Património contribuíram ainda diversos momentos de animação cénica e um mistério que perdurou até ao final da iniciativa: "porque é que os participantes tiveram de transportar um ovo de galinha?".
No final de cinco quilómetros de caminho, conhecimento e animação, houve um salutar momento de convívio, que animou o espírito dos caminhantes. A acompanhar um caldo verde quentinho, o ovo - o tal do mistério - foi frito numa frigideira comunitária, retemperando as forças dos participantes. Tratou-se de uma alusão a um divertido episódio, que marcou uma das fugas de Silva Carvalho das tropas miguelistas e que aconteceu em Vila Dianteira.
FOTOS: Gerrit Kulik