Logo

Esperança no futuro foi a principal mensagem transmitida no Dia do Município de Santa Comba Dão

Sessão - Entrega de chaves de uma dezena de habitações reconstruídasA redução do endividamento municipal em 7, 7 milhões de euros (de 9,8 milhões, em janeiro de 2014, para cerca de 380 mil euros no final de 2018) foi considerada pelo presidente da Câmara, Leonel Gouveia, uma das principais "obras" deste Executivo, que tem em agenda diversas intervenções e projetos de relevo para o desenvolvimento do concelho. O  anúncio foi feito ontem, no decorrer da celebração do Dia do Município, um evento de comemoração da identidade concelhia, que foi presidido por Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).



Entrega de uma dezena de casas reconstruídas
A agenda comemorativa  começou nos Paços do Município, onde foi entregue uma dezena de chaves de habitações  reconstruídas ao abrigo do Programa de Apoio à Reconstrução de Habitações Permanentes (PARHP),  localizadas nas freguesias de Pinheiro de Ázere, São Joaninho, São João de Areias e nas Uniões de Freguesia de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, Óvoa e Vimieiro, e Treixedo e Nagozela . Tratou-se de um momento simbólico, mas repleto de significado para estes proprietários que viram as casas destruídas nos incêndios de outubro de 2017.


Sessão de entrega dechaves de habitações reconstruídas na Câmara Municipal  Wesley Amichielsen, de Vale Pinheiro, Maria Manuela Veiga, de Couto do Mosteiro, Marco Miguel e Marília Veloso, de Nagozela, Maria Laurentina Ferreira,  de Treixedo, Licínia Martins, de São Jorge, Maria de Fátima Marques, de São Joaninho,  Maria Adilina Oliveira, de Pinheiro de Ázere e um representante da família de Mário Oliveira (entretanto falecido), de Cagido, receberam as chaves das suas habitações das mãos do presidente da Câmara, num momento marcado pela alegria e emoção.  Também Leonel Gouveia ficou com  a chave de uma habitação a seu encargo, para posterior entrega ao representante da família do proprietário (Armando de Ascensão, também falecido), ausente no estrangeiro na altura da cerimónia.

Nas breves palavras que dirigiu à assistência, Leonel Gouveia fez notar que, depois da terrível calamidade dos incêndios, a entrega destas chaves foi  um momento  feliz, que constituiu o culminar do difícil percurso atravessado pelas famílias, salientando, de igual modo, o empenho das  entidades intervenientes na prossecução de todo o  processo de reconstrução. Também a presidente da CCDRC enalteceu o compromisso e empenho das diversas  entidades envolvidas, agradecendo à Câmara Municipal,  Juntas de Freguesia, técnicos da CCDRC,  consórcio construtor, sub-empreiteiros e empresa de fiscalização.


Ana Abrunhosa salientou que, no concelho de Santa Comba Dão, faltam, ainda, concluir  20 casas  contempladas pelo PARHP, que deverão ser entregues, na sua maioria, até ao final de junho.



Sessão Solene Comemorativa do Dia do Município e de Atribuição de Medalhas de Mérito Municipal
A agenda deste Feriado Municipal prosseguiu, na Casa da Cultura, com a sessão solene comemorativa do Dia do Município e de atribuição de medalhas de Mérito Municipal, numa cerimónia  presidida, por Ana Abrunhosa presidente da CCDRC.

Cerimónia do Hastear das Bandeiras - Celebração do Dia do MunicípioA celebração começou com uma atuação da Banda Filarmónica de Santa Comba Dão (BFSCD), que brindou munícipes, homenageados e convidados mesmo à entrada da Casa da Cultura. Seguiu-se a cerimónia do hastear das bandeiras, que contou com a participação dos presidentes da Câmara, Leonel Gouveia, da Assembleia Municipal, César Branquinho e da CCDRC, Ana Abrunhosa, que integraram a mesa de honra da Sessão Solene Comemorativa.

Ana Saldanha, adjunta do Gabinete de Apoio à Presidência, começou por enquadrar e transmitir algumas notas sobre o Feriado Municipal e a história que lhe está associada. Seguiu-se a primeira das três intervenções Intervenção do presidente da Assembleia Municipal, César Branquinhoprotocolares, a qual esteve a cargo  do presidente da Assembleia Municipal, César Branquinho, que fez questão de sublinhar a importância desta celebração da identidade concelhia, que, no seu entender, deve ser pautada pela alegria e por um sentimento de esperança num futuro melhor.  Na sua comunicação fez, igualmente, notar a importância do envolvimento de toda a sociedade na construção de um caminho de prosperidade para o concelho, agradecendo o empenho e trabalho  de todos os homenageados em prol do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida do território. 

Leonel Gouveia, presidente da Câmara, protagonizou um dos principais momentos da cerimónia, reiterando o anúncio da  redução da dívida em mais de sete milhões de euros, um feito que classificou como uma das maiores obras que este Executivo pode deixar aos santacombadenses. Santacombadenses e Santa Comba Dão  foram, aliás, uma referência constante na intervenção do representante máximo da autarquia, que reconheceu e agradeceu às instituições, empresas e  a todos os munícipes  que mais se destacaram na promoção e desenvolvimento do território.

"A nossa maior riqueza são as pessoas, mas também a nossa localização estratégica, o nosso património arquitetónico, histórico, religioso e cultural, a nossa paisagem natural e os nossos recursos endógenos", destacou, elencando todos aqueles que, no seu dia-a -dia, "muitas vezes, de um modo muito discreto, fazem o melhor pelo concelho".

Intervenção do presidente da Câmara, Leonel Gouveia Numa reflexão sobre o caminho percorrido, Leonel Gouveia afirmou que a redução do endividamento "foi um trabalho duro e difícil, que obrigou a tomar decisões que nenhum autarca gosta de tomar e que nem sempre foram compreendidas. Mas foram as necessárias para que hoje possamos olhar o futuro com esperança. As restrições financeiras não nos impediram de cumprir as nossas atribuições e competências, entre elas a melhoria contínua no apoio à educação dos nossos alunos, o apoio social aos mais desfavorecidos e de continuar a trabalhar para a definição e concretização de uma estratégia de desenvolvimento futuro do concelho".

Acerca dos projetos em perspetiva, Leonel Gouveia  anunciou, na área da captação do investimento industrial, o início da laboração de uma fábrica de refeições ultracongeladas e de uma unidade de produção de moldes de plástico, dando, igualmente  a conhecer, outros  projetos no domínio do desenvolvimento turístico e requalificação de equipamentos municipais. A lista é extensa , sendo integrada pela requalificação da Escola Cantina Salazar, tendo em vista a instalação do Centro Interpretativo do Estado Novo, a requalificação das piscinas municipais e  da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos, a construção da ligação do terminus da Ecopista do Dão à Estação de Caminhos de Ferro, bem como o seu prolongamento a partir da Ecopista do Mondego até Penacova, entre outros que estão a ser ultimados como as requalificações da Ribeira das Hortas e do mercado municipal.

O representante máximo da autarquia fez ainda questão de agradecer a Ana Abrunhosa "o acompanhamento e apoio constante às necessidades do Município, bem como a compreensão para os problemas decorrentes da situação financeira difícil (...) dos últimos cinco anos". Destacou todo o suporte dado no quadro do violento incêndio de outubro de 2017, que teve consequências avassaladoras para o concelho, com a perda de cinco vidas humanas, centenas de habitações devastadas, a morte de um número significativo de cabeças de gado e a destruição de uma enorme área florestal. "Desde esse dia e até hoje, a presença de V.ª Ex.ª [Ana Abrunhosa] no nosso concelho tem sido uma constante: desde o levantamento dos prejuízos, a preparação do processo para a requalificação das casas de primeira habitação, o acompanhamento permanente no terreno das obras, a identificação das empresas atingidas e a preparação dos mecanismos de apoio financeiro. A dedicação da senhora presidente merece a nossa mais sincera gratidão", sublinhou.


Intervenção da presidente da CCDRC, Ana AbrunhosaAna Abrunhosa fez a última das intervenções protocolares, agradecendo a honra de presidir à sessão solene do Dia do Município. Aos santacombadenses e executivo, a presidente da CCDRC reafirmou que a entidade  que preside e os seus técnicos continuarão a apoiar o território, fazendo sempre parte de uma solução, "para que as grandes potencialidades do concelho possam desabrochar".  Ana Abrunhosa destacou, ainda, o empenho e o trabalho desenvolvido pelo Executivo na redução da dívida, fazendo notar que , apesar de todos os constrangimentos financeiros advindos de um equilíbrio de contas, há relevantes investimentos perspetivados.


Atribuição de Medalhas de Mérito Municipal

A atribuição de medalhas de mérito municipal foi  um dos pontos altos deste dia de celebração e de  evocação da identidade concelhia, através da  homenagem e reconhecimento público dos cidadãos, personalidades, empresas e instituições, que se destacaram e destacam  na promoção e desenvolvimento do território.


Atribuídas ao abrigo do Regulamento de Atribuição de Distinções Honorificas do Município, as medalhas de mérito municipal reconheceram percursos na área empresarial, bem como nos domínios da"Ação Social e Saúde", "Desporto" e "Cultura", sendo também reconhecidos os "Bons Serviços" de um conjunto de colaboradores do Município de Santa Comba Dão.


Depois do enquadramento do percurso dos homenageados, a atribuição das medalhas, muitas vezes marcada pela emoção, foi efetuada pelos presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, pela presidente da CCDRC, pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Joaquim Agostinho Marques, e pela vereadora Carla Cunha. Os homenageados presentes na cerimónia dirigiram palavras de agradecimento à autarquia pela distinção conferida, reiterando o empenho em continuar o trabalho e percurso traçado nas diferentes áreas contempladas.


HOMENAGEADOS
- Agrupamento de Escuteiros 306 de Santa Comba Dão - pelo seu percurso na área da AÇÃO SOCIAL E SAÚDE
- Associação de Profissionais de Desporto e Educação Física - pelo seu percurso na área do DESPORTO
- Amândio Liodoro Delalande - pelo seu percurso na área do DESPORTO
- Casa Ayres D'Almeida - como reconhecimento público na área de EMPRESAS, pelos 100 anos contínuos de atividade comercial
- Fernando Paulo Soares Gomes (Conservatório de Música e Artes do Dão) - pelo seu percurso na área da CULTURA
- Luís Filipe Curveira de Matos (Conservatório de Música e Artes do Dão) - pelo seu percurso na área da CULTURA
- Vítor Joaquim Dinis de Almeida - BONS SERVIÇOS do Município de Santa Comba Dão, como reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados ao Município ao longo dos últimos 25 anos
- Maria de Lurdes Ferreira Prata - BONS SERVIÇOS do Município de Santa Comba Dão, como reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados ao Município ao longo dos últimos 25 anos
- Jorge Carvalho dos Santos - BONS SERVIÇOS do Município de Santa Comba Dão, como reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados ao Município ao longo dos últimos 25 anos
- Lucinda Maria Costa Varela Ramos - BONS SERVIÇOS do Município de Santa Comba Dão, como reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados ao Município ao longo dos últimos 25 anos



Conheça melhor os homenageados:



















 

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt