
Esta excelente classificação constituiu o corolário de um trabalho intenso que tem vindo a ser desenvolvido ao longo do ano, o qual é objeto de reconhecimento e valorização pelo Município de Santa Comba Dão, que endereça, publicamente, os parabéns aos alunos do Agrupamento pelo empenho na promoção das artes.
O feito é tanto mais de louvar, na medida em que esta foi apenas a segunda vez em que Santa Comba Dão participou neste concurso artístico pluridisciplinar, que reúne escolas dos distritos de Aveiro, Coimbra, Guarda e Viseu. É, igualmente, de realçar que para chegarem a esta finalíssima os alunos venceram duas etapas anteriores, evidenciando um elevado nível de autonomia, que contribuiu para o excelente desempenho e resultados obtidos.
Com a escolha da "Liberdade" (ou a falta da mesma) como tema central, os jovens desenvolveram uma peça de teatro e um tema musical, totalmente originais, num registo de excelência que foi replicado nas demais áreas a concurso - Artes Plásticas e Claque. É, de igual modo, de referir a louvável prestação da apresentadora de Santa Comba Dão, pela qualidade e fluidez denotadas. O júri ficou convencido e atribuiu o primeiro lugar ao AESCD, que partilhou o pódio com a Secundária Joaquim de Carvalho, da Figueira da Foz e o Agrupamento de Escolas de Mira.
Todas as escolas participantes estão de parabéns, sendo de destacar a qualidade das prestações, que elevou o patamar deste concurso singular.
Da agenda das Escolíadas 2019 faz ainda parte um jantar convívio e a gala de entrega de prémios, onde vão estar presentes todas as escolas que estiveram a concurso no certame deste ano.