Sábado, 15 de junho, celebraram-se os Santos Populares, com o tradicional desfile e atuação dos grupos de marchantes, que vestiram a camisola, interpretando, com entrega e bairrismo, as Marchas dos "Pais Unidos do Centro Escolar Sul", do Coval, de Óvoa e Vimieiro, São João de Areias e Tuna de Santo Estevão.
Este ano, em Santa Comba Dão, a iniciativa mudou de local e realizou-se, pela primeira vez, junto aos Paços do Município, o que veio trazer mais visibilidade e brilho a este evento com fortes raizes populares, onde não faltaram tasquinhas com caldo verde, sardinhas, papas e outras iguarias.
A apresentação esteve a cargo de Clemente Pereira, que conduziu o espetáculo, dando a conhecer as diferentes composições, que ajudaram a aquecer uma noite de junho particularmente fria. Em palco, a apresentador esteve acompanhado pelos cantores das diferentes marchas participantes e pelos músicos Banda Filarmónica de Santa Comba Dão.
A preceder o espetáculo, o presidente da União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, José Augusto Sousa, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Joaquim Agostinho Marques, saudaram os participantes e o público numa noite de celebração popular.
Apadrinhada por Anabela Mendes e Pedro Leitão, a marcha "Pais Unidos do Centro Escolar Sul" foi a primeira a atuar, enquadrando 44 marchantes - 22 adultos e 22 crianças. "Marcha Unida" foi o tema apresentado, numa composição de Hugo Miranda. As ensaiadoras foram Lúcia, Andreia e Cristina Lopes.
Seguiu-se a atuação da Marcha do Coval, que teve como tema "Jardins da Nossa Aldeia". Apadrinhada por Fernando Pinto Ferreira, de 86 anos, a marcha reuniu 40 participantes, ensaiados por Patrícia Sousa, que também assinou o arranjo musical.
"Vindimas" foi o tema da composição da Marcha de Óvoa e Vimieiro. Paula Correia foi madrinha desta marcha, que reuniu 58 marchantes - 50 adultos e oito crianças, ensaiados por Hélder Onofre. Nuno Mateus foi o responsável pela letra e música da marcha.
"A Marcha das Tradições" foi apresentada por São João de Areias, que trouxe 22 marchantes adultos e três crianças (mascotes), num total de 25 participantes. Ensaiados por Carla Rodrigues, os marchantes, apadrinhados por Alfredo Hervet e Irene Correia, desfilaram e atuaram ao som de um tema de Hélder Borges e da Filarmónica de São João de Areias, que também fez o acompanhamento instrumental da atuação.
"Música" foi o tema da última marcha a atuar - a Tuna de Santo Estevão. Pelo recinto passaram 30 marchantes - 20 adultos e 10 crianças, ensaiados por Cristina Lopes e apadrinhados por Alice Nunes. O tema teve a autoria partilhada entre José Nunes e Daniel Coelho - música e Henrique Costa - letra.
As Marchas Populares estão de regresso, no dia 29 de junho, em São João de Areias e no dia 6 de julho, Óvoa recebe esta iniciativa.