Para documento do mês de julho, o Município de Santa Comba Dão, através do Arquivo Municipal, selecionou duas plantas da vila que integram o estudo "Ante plano de urbanisação de Santa Comba Dão", de 1950. Este estudo foi apresentado à Câmara, nesse mesmo ano, pelo engenheiro civil José de Castro Portugal e pelo arquiteto Júlio José de Brito. Contém uma descrição geral da vila a nível geográfico, demográfico, histórico, económico, sociológico, turístico e urbanístico, bem como uma análise dos pontos fortes e fracos, a proposta de medidas para melhoramentos e a sugestão de locais a serem intervencionados com mais urgência.
Enquadramento:
"Em abril de 1950, o engenheiro civil José de Castro Portugal e o arquiteto Júlio José de Brito apresentaram um estudo à Câmara, Ante-plano de urbanisação de Santa Comba Dão, no qual fazem uma descrição geral da vila a nível geográfico, demográfico, histórico, económico, sociológico, turístico e urbanístico. Analisam os pontos fortes e os fracos, propõem medidas para melhoramentos, nomeadamente demolições e saneamento para aperfeiçoar a salubridade local e facilitar o trânsito de veículos. Sugerem que os locais a serem intervencionados com mais urgência sejam as ruas estreitas do bairro do Rossio, os moinhos e casas das margens do ribeiro a jusante do viaduto e o bairro das Lages. Este é descrito como um bairro que se encontra numa situação calamitosa. Bairro super populado, com cerca de 900 habitantes (…) é constituído na sua maioria (…) numa aglutinação de casas, pocilgas e estrumeiras em ligação directa com as habitações. Referem que só a demolição completa do bairro resolveria o problema, acrescentando, contudo, que utilizando unicamente os recursos da Câmara não seria possível solucionar a questão. O estudo propõe cerca de 20 alterações, como por exemplo: alargamento das ruas Alexandre Herculano e Cândido dos Reis, ruas que dão acesso aos Paços do Concelho e ao centro da vila; melhoramento do miradouro e da rua que lhe dá acesso; alteração das E.N. 2 e 234 para desviar o trânsito da vila. Este ante plano de urbanização faz-se igualmente acompanhar de peças desenhadas, nomeadamente das duas plantas que se apresentam".
Aceda ao documento do mês de julho de 2019 | Plantas da vila integradas no estudo "Ante plano de urbanisação de Santa Comba Dão"