Logo

Entrega de chaves das últimas habitações reconstruídas ao abrigo do Programa de Apoio à Reconstrução de Habitações Permanentes

Sessão de entrega de chaves de habitações reconstruídas No passado dia 3 de julho, o Salão Nobre dos Paços do Município foi palco da última entrega de chaves de habitações  reconstruídas, no concelho, ao abrigo do Programa de Apoio à Reconstrução de Habitações Permanentes (PARHP).

 

O último lote enquadrou 14  habitações, localizadas nas freguesias  de Pinheiro de Ázere e São Joaninho e nas Uniões de Freguesia de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, Óvoa e Vimieiro, e Treixedo e Nagozela.


À semelhança de outras sessões com igual propósito, a cerimónia traduziu-se num momento particularmente emotivo, que foi vivido intensamente pelo grupo de  proprietários que viu as casas destruídas nos incêndios de outubro de 2017. Foi, também,  um ato de elevado significado para a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento  Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa e respetivos técnicos, na medida em que este derradeiro  conjunto de casas reconstruído,  foi o corolário de  um trabalho intenso e de proximidade com as famílias, bem como de estreita articulação com todas as entidades envolvidas neste processo. Um processo que, só no território concelhio,  abrangeu a reconstrução de 83 casas  ao abrigo do PARHP.

Marcado pela alegria e emoção, o momento teve como protagonistas os presidente da Câmara, Leonel Gouveia, e da CCDRC, Ana Abrunhosa, que fizeram a entrega simbólica de chaves de 14 habitações a proprietários e aos respetivos representantes:  Isabel Cordeiro (viúva de António Cordeiro), das Pedras Negras - Santa Comba Dão, Domingos Trindade Santos, Manuel da Silva Paiva, Clarinda Nunes de Matos  e António Nunes Soares, de Treixedo, Sandra Marques, de Nagozela, António Lopes  Aveiro e Álvaro Ferraz Marques, do Outeiro, Filipe Soares Pereira e Margarida Marcelino, de Cagido, Clarinda Lopes Santos e Maria Ferreira Castanheira, de Pinheirinho, Maria da Ascensão Trindade, do Rojão Pequeno e Fernando da Silva Gonçalves, de São Joaninho.

No âmbito do protocolo da CCDRC  com o  Movimento Lírio Azul, foram também entregues  diversos  artigos de têxtil lar para estas habitações reconstruídas, que foram, em grande parte,  apetrechadas com camas e sofás, oferecidos pela empresa Aquinos (no âmbito de um apoio que abrange casas, cuja reconstrução total foi entregue à CCDRC).

Ao longo desta sessão registou-se a presença de responsáveis e técnicos municipais, da CCDRC, da MC2E (responsável pela fiscalização), e do consórcio "Edivisa" | “Lucios – Engenharia e Construção” (responsável pelos trabalhos de reconstrução entregues à CCDRC).

 

 

 

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt