Logo

Aprovada abertura de concurso de execução da "Ecovia do Mondego de prolongamento da Ecopista do Dão"

Ecopista do Dão O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da  Região de Coimbra (CI - CIMRC)  aprovou, recentemente, a abertura de concurso público para a  construção da Ecovia do Mondego de Prolongamento da Ecopista do Dão. Através de um passadiço metálico até à estação ferroviária de Santa Comba Dão,  os 40 km da  futura Ecovia do Mondego (EM) vão ser conectados aos  49 km da Ecopista do Dão.

 

Tudo somado, são perto de 90 km de percurso ciclável entre Viseu e Penacova e um sem-número de atrativos para todos aqueles que vão usufruir desta via, projetada em harmonia com o meio envolvente.


Com um preço base de 1 milhão e 445 mil euros, a empreitada terá a duração de 18 meses e prevê o aproveitamento de estradas e caminhos rurais existentes, nos municípios de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova. Só pontualmente será instalada uma via dedicada, como na margem da albufeira da barragem da Aguieira.


A Ecovia do Mondego de Prolongamento da Ecopista do Dão constitui uma parceria conjunta entre a CIMRC  e os Municípios de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova e a CIM de Viseu Dão Lafões. O referido projeto foi candidatado ao Programa Valorizar do Turismo de Portugal, no âmbito da Linha de Apoio à Valorização do Interior, na tipologia “Projetos de valorização ou incremento da oferta de Cycling & Walking”, tendo sido apoiado em cerca de 876 mil euros.

Com um forte potencial turístico , económico, e de valorização do património natural, a futura via contempla a passagem por pontos de elevado interesse ambiental, geológico e paisagístico,  e também por zonas com um forte pendor recreativo, como é o caso das muitas praias fluviais e zonas de lazer, existentes ao longo do percurso.

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt