Para documento do mês de agosto, o Município de Santa Comba Dão, através do Arquivo Municipal, selecionou uma fotografia, de 1950, do edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones e da Caixa Geral de Depósitos, inaugurado a 28 de abril de 1948. O projeto demorou mais de dez anos a ser concretizado, havendo registos da Câmara Municipal discutir a necessidade de se construir um edifício para receber estes serviços, no início dos anos 30.
Enquadramento
"O edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones e da Caixa Geral de Depósitos foi inaugurado a 28 de abril de 1948, um projeto que demorou mais de 10 anos a ser concretizado. Com efeito, já no início dos anos 30 a Câmara Municipal discutia a necessidade de se construir um edifício para os serviços dos CTT, que até então funcionavam em casa arrendada. No final dessa década, a Câmara compra um prédio sito na esquina das ruas Miguel Neves e Dr. Luís Albano, terreno esse que é aprovado pela Administração Geral dos Correios e Telégrafos, a quem é cedido para a construção do edifício. Em dezembro de 1938, a Câmara manda demolir a casa existente no terreno onde se iria construir o edifício dos CTT. Contudo, em maio de 1941 é acordada uma permuta entre a Associação dos Bombeiros Voluntários e a Câmara Municipal; esta cede o terreno que possuía na R. Miguel Neves, esquina com a R. Dr. Luís Albano, e 17.000$00 em troca de um prédio que os Bombeiros Voluntários tinham nas ruas Santa Columba, Albino Vieira e beco da Madragoa. Em 1943, a Comissão dos novos edifícios dos CTT envia o projeto do novo edifício que é inaugurado 5 anos mais tarde".
Aceda ao documento do mês de agosto de 2019 | Fotografia, de 1950, do edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones e da Caixa Geral de Depósitos, inaugurado a 28 de abril de 1948.