A edição 2019 das Festas de Santa Comba Dão foi inesquecível. Um cartaz de excelência, aliado um ambiente descontraído e de partilha, propiciou momentos que, decerto, vão ficar na memória de todos aqueles que viveram esta experiência. Ao longo de sete dias, de 9 a 15 de agosto, Santa Comba Dão foi sinónimo de boa música e animação, dança e convívio, brindes e petiscos, conversa e gargalhadas e, sobretudo, celebração. Celebração entre amigos, família, (re)encontros de velhos conhecidos, celebração da vida e da alegria.
Uma agenda multigeracional, trouxe milhares de pessoas para um recinto, onde se cantou, dançou e viveu. A abrir o cartaz, no dia 9, a banda "One Vision - Tributo a Queen" trouxe clássicos intemporais da banda liderada por Freddy Mercury, num concerto que pôs muma multidão a cantar em uníssono. A segunda parte ficou a cargo da banda de covers de Mortágua, Cordas Partidas, que apresentou um reportório muito variado, ao estilo rock'n'roll, desde os anos 60 até ao presente. No sábado, 10 de agosto, a banda fenómeno Os Azeitonas deixou o público rendido com canções únicas, como "Anda Comigo Ver os Aviões”, “Tonto de Ti”, “Quem és tu, miúda”, “ou “Nos Desenhos Animados (Nunca Acaba Mal)". Seguiu-se a atuação d'Os Vadios da Noite, banda de covers pop/rock, de São Joaninho. Ainda a 10 de agosto, o público presente pôde entrar num carro de rally e obter um autógrafo dos piloto Hugo Lopes, que corre na Peugeot Rally Cup Ibérica.
Já na noite de 11 de agosto, alunos da Secundária de Santa Comba Dão apresentaram performance(s) vencedora(s) da edição 2019 do desafio Escoliadas Glicínias Plaza 2019 e, como não poderia deixar de ser, tiveram uma receção apoteótica, com uma atuação ovacionada pelo muito público presente. Depois, houve lugar a mais um tributo, desta feita aos anos 80 e 90, com a banda Remember. Milhares de pessoas celebraram ao ritmo de sons pop e dance, num concerto memorável pautado pela nostalgia e boas recordações. No final da noite, o santacombadense Hugo Ferracci, com uma carreira multifacetada e abrangente, deixou o público rendido com uma registo camaleónico, que abarcou várias épocas e correntes musicais.
A 12 de agosto, o cartaz trouxe a energia punk rock da conceituada banda Fonzie, que soma, no currículo, três tours mundiais. Mais tarde, houve lugar à experiência, quase imersiva, proporcionada pela atuação dos Dj's de Vacaciones. Foi uma noite, no mínimo, inesquecível! E a 13 de agosto, os arraiais minhotos foram revividos pelas vozes e concertinas do grupo Sons do Minho, com temas de cariz tradicional e popular, cantigas ao desafio e desgarradas, numa atuação pautada por muito humor e boa disposição. Logo a seguir a dupla de santacombadenses Ritmo Kaliente subiu ao palco e prolongou a celebração pela noite dentro.
Na penúltima noite das festas, Santa Comba Dão recebeu Lazy Eye Society, uma banda de Coimbra, com um estilo influenciado por correntes, que vão desde o rock alternativo ao hard rock e também ao grunge. Muito rock'n roll também na atuação dos Kotazàsolta, uma banda de veteranos que interpretou clássicos bem conhecidos de todos.
A fechar o cartaz musical das festas, esteve o grupo BMT de Castelejo, que - como é habitual - brindou o público com um reportório diversificado e com um forte cunho popular, ideal para um pezinho de dança.
Tasquinhas | CombaExpo | Artesanato e Animação
Durante estes sete dias de festas, não faltaram as tasquinhas de comes e bebes, locais ideais para saborear uma refeição ou apreciar um belo petisco em família ou com amigos. Do tradicional ao mais inovador, houve pratos para todos os gostos nestas pequenas barracas dinamizadas por coletividades do concelho: Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Santa Comba Dão, Pinguinzinho, Grupo Desportivo Santacombadense, Tuna de Santo Estêvão, Comissão de Finalistas da Escola Secundária, Casa do Benfica de Santa Comba Dão, Filarmónicas de Santa Comba Dão e de São João de Areias, Agrupamento de Escuteiros 306 de Santa Comba Dão e Fraternidade de Nuno Álvares.
Integrada nas Festas de Santa Comba Dão esteve também, e uma vez mais, a CombaExpo - Feira de Atividades Económicas e Sociais, que concorreu para a visibilidade a produtos e serviços comercializados e /ou disponibilizados pelas Águas do Planalto, Remax, Palácio das Gomas e Avon - Salesland. Esta foi também uma ocasião de excelência para mostrar o trabalho desenvolvido por associações como o Cãopanheiro Fiel, ANA - Associação da Natureza e Animais Abandonados de Santa Comba Dão e Arca do Passado, que dinamizaram várias atividades no local, jogos tradionais e quermesses, entre outras.
O mesmo espaço também recebeu a Mostra de Artesanato, com apresentações de gastronomia da região com bolos e doces tradicionais, mel. licores e enchidos, bem como os produtos conseguidos por mãos de artesãos - artes decorativas, trabalhos em tecido, feltro e linho e outros artigos. Estiveram representados os Sabores de Santa Columba (doçaria e licores), José Rebelo (enchidos e fumeiro), Daniel Salazar (mel), Adriana Martins e Luísa Branquinho (bijuteria), Caixinha de Alfinetes (trabalhos em feltro e linho) e Criarte (criações em tecido).
As Festas enquadraram, ainda, uma área com insuflável, que fez as delícias dos petizes, proporcionando momentos felizes e inesquecíveis.
Abertura das FestasA abertura simbólica das Festas foi realizada junto ao stand do Município, onde os visitantes puderam encontrar, entre outros artigos e materiais promocionais, os novos folhetos turísticos de Santa Comba Dão - "A Princesa do Dão".
O presidente da Câmara Municipal, Leonel Gouveia, fez as honras das casa, agradecendo a presença dos representantes de entidades e individualidades convidadas, com uma especial referência ao presidente do Município de Mortágua, José Júlio Norte, e ao vice-presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz.
Destacou, ainda, o envolvimento da comunidade, associações e voluntários, que participaram, de forma ativa e empenhada, neste evento, agradecendo ainda aos patrocinadores e apoiantes do certame.
"As Festas de Santa Comba Dão são festas do povo e para o povo, constituindo um ponto de encontro quer para os santacombadenses, que aproveitam para estar em contacto com os seus familiares, quer para os emigrantes que vivem noutra parte do mundo e que regressam a casa, quer para pessoas de outras zonas do país que aproveitam este mês para estar aqui connosco e conhecer o que é o nosso património, histórico, religioso e ambiental", disse.
Leonel Gouveia reiterou que a estratégia do Município passa por promover Santa Comba Dão e aumentar a visibilidade turística de um território, que é emoldurado por uma paisagem natural belíssima, detendo um rico e interessante património histórico e cultural. Para o representante máximo da autarquia, a promoção das Festas de Santa Comba Dão enquadram-se nesta estratégia promocional, na medida em que potenciam o aumento de visitantes e a fruição turística de um território enquadrado na Ecopista do Dão, que faz parte da Rota da Nacional 2 e que é detentor zonas fluviais de excelência, entre tantos e diversificados atrativos e pontos de interesse.
No programa inaugural, houve depois lugar a uma visita ao recinto das Festas, com passagem pelos diversos stands e tasquinhas, seguindo-se um Dão de Honra, servido nos Paços do Município.