A Câmara Municipal de Santa Comba Dão pretende assinalar, de uma forma simples mas com a dignidade que merece, as Comemorações dos 500 anos de atribuição do Foral Manuelino a seis localidades do concelho, antes sedes de freguesia – Treixedo, Óvoa, São João de Areias, Couto do Mosteiro, Pinheiro de Ázere e Santa Comba Dão.
Os forais manuelinos, para além do reconhecimento do estatuto dos antigos concelhos, comportam uma tentativa de unificação dos direitos e obrigações dos povos, no sentido do reforço do poder central, à época representada pelo rei.
Por constituírem as marcas da história de Santa Comba Dão, a Câmara Municipal considera que o povo, as Juntas de Freguesia, os artesãos e as associações locais não podem ficar indiferente às comemorações.
O objectivo é que todos participem nas várias iniciativas que irão decorrer em cada um dos cinco locais que irão assinalar o quinto centenário do documento, assinado por D. Manuel I, recriando, através de uma viagem no tempo, um ambiente de festa/feira quinhentista por ”entre tabernas de comes e bebes, artesãos, mercadores e trovadores”.
Pretende-se recriar a vida quotidiana do homem do homem da época, e ao mesmo tempo dar a oportunidade às associações/grupos locais e outros interessados de angariarem receitas, através da venda de produtos numa feira medieval, num ambiente tosco que deve ser recriado com vestuário e personagens da época.
Datas das Comemorações já agendadas:
12 e 13 de Abril - São João de Areias
21 e 22 de Junho - Couto do Mosteiro
12 e 13 de Julho - Pinheiro de Ázere.
20e 21 Setembro - Treixedo
27 e 28 de Setembro - Óvoa
11 e 12 de Outubro - Santa Comba Dão