A Casa da Cultura de Santa Comba Dão vai receber, no dia 26 de outubro, a segunda e última parte do colóquio "José da Silva Carvalho e o Bicentenário da Revolução Liberal de 1820". Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Município, em parceria com a Associação de Estudos do Baixo Dão e o Centro de Formação da Associação de Escolas do Planalto Beirão, com o objetivo de homenagear e aprofundar o debate sobre a vida e obra de um dos principais obreiros da revolução liberal de 1820 e um dos mais notáveis santacombadenses.
Ao longo desta segunda parte do encontro vão ser destacadas algumas facetas da vida e do percurso de Silva Carvalho que não haviam sido aprofundadas na primeira parte do colóquio, nomeadamente a influência que o pensamento económico-filosófico britânico teve na sua atuação, o papel que desempenhou no âmbito da magistratura territorial e a ligação à maçonaria.
Recorde-se que já nos dias 1 e 2 de junho, um reputado leque de oradores deu a conhecer a vida e obra de Silva Carvalho, nomeadamente a sua participação determinante na revolução liberal de 1820. Ao longo da primeira parte do colóquio, marcada pela presença de um elevado número de participantes, falou-se de Silva Carvalho, das revoluções liberais na Europa e da revolução portuguesa de 1820, do governo do Reino e as Cortes Constituintes, do papel do político santacombadense na construção do regime Cartista, e do seu desempenho como ministro da Fazenda e da Justiça. Houve, ainda, lugar a comunicações sobre o papel que teve na construção do regime Cartista e a memória de Silva Carvalho na Torre do Tombo e na família.
A II Parte do Colóquio
O presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, Rosa Carvalho, a diretora do Centro de Formação da Associação de Escolas do Planalto Beirão e o trineto de José da Silva Carvalho, entre outras personalidades institucionais (a confirmar) vão abrir a segunda parte do colóquio, que se desenrola no período da manhã, a partir das 09H30.
A agenda da iniciativa integra as comunicações de Nuno Camarinhas (CEDIS - Faculdade de Direito, Universidade Nova de Lisboa), que vai falar sobre "José da Silva Carvalho na Magistratura Territorial, entre a sua formatura e a Revolução de 1820", de Samuel da Paiva Pires (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade da Beira interior) com o tema "José da Silva Carvalho e o Pensamento Económico-Filosófico Britânico", e de António Ventura (Faculdade de Letras de Lisboa, Departamento de História, Universidade de Lisboa), sobre "José da Silva Carvalho e a Maçonaria".
O programa reserva ainda a apresentação de um livro de banda desenhada sobre a vida e obra de José da Silva Carvalho, da autoria de Santos Costa e António Neves, e a entrega de prémios aos participantes do concurso "Sabes quem foi José da Silva Carvalho?".
Ação de Curta Duração Acreditada
À semelhança da primeira parte deste encontro, também a segunda parte do colóquio corresponde a uma ação de curta duração certificada.
INSCRIÇÕES
Docentes: https://forms.gle/GoVdapvjnuFoQU3M7
Outros participantes: https://forms.gle/7VZEn9cRaBUnqPGp9