Neste ano letivo 2019/2020, o Município de Santa Comba Dão prossegue com a implementação do projeto de "Promoção de Sucesso Educativo", desenvolvido em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.
A nível intermunicipal, os objetivos são a redução e prevenção do abandono escolar precoce, bem como a criação de condições de igualdade no acesso à educação. Para atingir estas metas está a ser promovido um conjunto de atividades, que apoia contextos educativos e práticas pedagógicas de sucesso, bem como aprendizagens sociais, científicas, tecnológicas, artísticas e culturais.
Santa Comba Dão Educa
Santa Comba Dão Educa corresponde à primeira das três vertentes do projeto de "Promoção do Sucesso Educativo", implementada a nível concelhio. A experiência inicial desenrolou-se no passado ano letivo, 2018/2019, e o balanço foi positivo. Este ano mantém os mesmos destinatários - crianças do Pré-Escolar, alunos do 1.º Ciclo, professores, funcionários, pais e encarregados de educação - e a mesma estratégia de implementação. Mantêm-se, de igual modo, as modalidades Terapia da Fala, para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo, e Educação Emocional, para o 1.º Ciclo, que proporcionam uma resposta a duas das problemáticas identificadas como fatores condicionantes do sucesso escolar: a comunicação, linguagem e fala, e os processos cognitivos de atenção / concentração e gestão de conflitos.
No âmbito da Terapia da Fala trabalha-se na criação de medidas que permitam detetar, precocemente, eventuais dificuldades comunicativas, linguísticas e articulatórias em crianças de diferentes faixas etárias e, simultaneamente, na implementação de estratégias, tendo em vista a proficiência linguística dos alunos identificados e respetiva integração socioeducativa.
Já no quadro da Educação Emocional, o objetivo passa por trabalhar as emoções, o desenvolvimento, a concentração e o alívio do stress, através da aprendizagem de várias técnicas e da utilização de ferramentas psicoemocionais. Numa perspetiva diferenciadora e alinhada com os objetivos do projeto, a atividade Emoções desenvolve-se no âmbito de sessões dinamizadas por psicólogos, em que são trabalhadas, precisamente, as emoções e efetuada a gestão de eventuais conflitos. O yoga constitui a segunda vertente da modalidade Educação Emocional, surgindo como como um valioso recurso promotor da concentração, foco e alívio do stress.
Estas duas modalidades concorrem para alcançar os objetivos propostos no âmbito do Santa Comba Dão Educa, que, genericamente, se traduzem na promoção do sucesso e formação integral dos alunos, na inclusão educativa e social, bem como na promoção da igualdade de oportunidades, através da implementação de atividades terapêuticas preventivas e remediativas ao nível das competências de comunicação e educação emocional, num contexto de capacitação e mediação Escola- Família-Comunidade.
Santa Comba Dão com Ciência
A segunda vertente deste amplo projeto de promoção do sucesso educativo corresponde ao Santa Comba Dão com Ciência, que aposta na exploração de diversos cenários de aprendizagem e contextos educativos numa sala multidisciplinar (Sala de Aula do Futuro), que vai resultar da requalificação e conversão de um edifício com história - a antiga central elétrica do concelho - num espaço do saber.
A organizar em forma de "laboratório" e a apetrechar com tecnologia e materiais diferenciados, o espaço vai permitir o acesso a um conjunto vasto de recursos contextualizados sobre ambientes socioculturais, históricos e científicos, a dinamizar numa ótica interdisciplinar, em que seja privilegiado o conhecimento prático e promovidas atividades de aprendizagem inovadoras.
Dirigida a alunos de todos os ciclos de ensino - do 1.º Ciclo ao Secundário - o Santa Comba Dão com Ciência visa, entre outros objetivos, contribuir para o desenvolvimento de atitudes positivas face às ciências experimentais e às novas tecnologias, desenvolver a capacidade de formular e resolver problemas, facilitar o acesso a várias ferramentas com potencialidades de observação, experimentação e criação de texto, imagem, vídeo e som, bem como otimizar o uso de novas tecnologias a fim de diversificar as atividades de ensino e aprendizagem. Com o Santa Comba Dão com Ciência pretende-se, igualmente, a divulgação de factos relevantes da história socioeconómica local e regional, a promoção de atividades pedagógicas e lúdicas, que favoreçam, a investigação, criatividade e o gosto pelo saber na comunidade educativa e civil.
Mudarte
Direcionada a alunos do 2.º Ciclo e a implementar ainda no decorrer do ano letivo 2019/2020, o Mudarte é a terceira e última vertente do projeto de "Promoção do Sucesso Educativo". O Mudarte atende ao importante contributo das artes para a educação global, ou seja, para uma educação com forte ligação interdisciplinar com todas as áreas de aprendizagem.
A estratégia a utilizar passa por trabalhar um projeto agregador no âmbito das disciplinas de Educação Musical, Física, Tecnológica e Visual, uma tarefa que - em algumas aulas - vai contar com o apoio de técnicos de especializados do Mudarte. A ideia é interligar conhecimentos de vários domínios do saber e utilizá-los na conceção e realização de um trabalho final aliciante, motivador e significativo, que fomente o envolvimento dos alunos, as aprendizagens e o próprio sucesso escolar.
Pretende-se dessa forma que os destinatários atinjam uma maturidade equilibrada entre o desenvolvimento das faculdades cognitivas e emocionais e um crescimento mais completo enquanto alunos e cidadãos. Os objetivos são o desenvolvimento de práticas inovadoras e contextualizadas no âmbito do teatro, música e dança, o incremento das capacidades dos alunos nos campos da concentração, atenção, imaginação, criatividade, improvisação e a apropriação de linguagens elementares das artes, fundamentais para o desenvolvimento percetivo dos participantes. Outro dos objetivos do Mudarte traduz-se no estímulo da criatividade dos alunos na construção de histórias, personagens e jogos de imaginação.