
No passado fim-de-semana, de 19 e 20 de outubro, a Sociedade Filarmónica Lealdade Pinheirense (SFLP) celebrou o seu 116.º aniversário, com um programa que contou, entre outras iniciativas, com a inauguração das obras de remodelação da sala de espetáculos e com diversos concertos que marcaram esta comemoração da melhor forma possível, ou seja, com muita música.
Numa agenda preenchida por diversos atos solenes e de homenagem, destacou-se, de igual modo, o lançamento oficial do novo CD da formação pinheirense Labor Omnia Vincit.
O programa comemorativo
A agenda comemorativa teve início na noite de sábado com vários concertos memoráveis, sendo de registar a atuação da ensemble de trompas da SFLP, o espetáculo a solo de Francisco Lima, ao piano e da apresentação do projeto "Bardo" de Simão Campos.
No domingo foi celebrada uma missa em memória de todos os músicos, dirigentes e sócios falecidos, seguida de romagem ao cemitério, num momento evocativo e de homenagem.
A agenda prosseguiu com a cerimónia do hastear das bandeiras, e com um almoço convívio bastante concorrido e animado. No período da tarde decorreu um dos momentos mais relevantes da agenda comemorativa, que contou com a colaboração do Município, tanto ao nível da elaboração do projeto, como ano capítulo financeiro, sendo de notar a atribuição de um apoio que rondou os 40 mil euros.
A honra do corte da fita inaugural foi partilhada pelo presidente da Câmara Municipal, Leonel Gouveia, pelo presidente da Direção da SFLP, João António Pinto, e pelo membro do Executivo da Junta de Freguesia de Pinheiro, José Santos.
O programa prosseguiu com um magnífico concerto da SFLP, que interpretou temas do novo CD, cujo lançamento foi, igualmente, um dos pontos altos das comemorações.
Durante o espetáculo foi homeageado o porta bandeiras da coletividade, num momento muito emotivo, que reuniu em palco os presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia de Pinheiro de Ázere, João Pedro Pinto, o presidente da Direção da SFLP e outros representantes da Direção.
A cerimónia culminou com a partilha do tradicional bolo de aniversário.