No dia 19 de outubro, os escuteiros de Santa Comba Dão distruibuíram nove mil árvores por 80 lesados dos incêndios de 2017, no âmbito do projeto Reflorestar +. Ao todo, foram entregues 800 medronheiros, 1800 carvalhos, 2160 castanheiros, 900 pinheiros mansos, 770 bétulas e 640 plátanos, a plantar em oito localidades do concelho.
A iniciativa começou no início do ano, quando chegaram ao concelho 15 mil árvores pelas mãos dos escuteiros, oferecidas pela Associação Nacional de Empresas Florestais (ANEFA), após uma candidatura ao projeto Natura.
Entretanto, e depois lançado o desafio aos escuteiros de todo o país com o #projeto100árvores, Santa Comba Dão recebeu cerca de 200 voluntários oriundos de norte a sul do território português, que entre 23 de fevereiro e 30 de março plantaram 5 mil árvores em locais públicos indicados pelas juntas de freguesia. Foram ainda entregues à Misericórdia de Santa Comba Dão, 1000 pinheiros mansos.
Agora com a candidatura ordenada dos 80 lesados e entrega e plantação destas nove mil árvores fica cumprido o objetivo de reflorestar, aproximadamente, 10% dos 8400 hectares de floresta ardida no concelho.Reflorestar + contou com o apoio do Município, Freguesias do concelho de Santa Comba Dão, do Fundo Recomeçar da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
O Agrupamento de Escuteiros 306 de Santa Comba Dão endereça um agradecimento especial a Cláudio Jesus, do Balcão do Agricultor, responsável pela orientação geral das espécies e quantidades adequadas para os terrenos. "Aos dirigentes, pais e elementos que fizeram acontecer mais este sonho, aquele abraço".
Texto adaptado do Comunicado de Imprensa enviado pelo Agrupamento de Escuteiros de Santa Comba Dão, com a assinatura de Coruja divertida