Logo

Inauguração da exposição de presépios de Luís Figueiredo

Na inauguração da exposição de presépios de Luís Figueiredo

Abriu, hoje, ao público, no Posto de Turismo de Santa Comba Dão, uma  exposição de presépios da autoria de  Luís Figueiredo, artista residente em Cagido, que há muito se dedica à bricolage e  manualidades. A par da família e amigos, a abertura desta mostra, complementada pela venda de produtos artesanais "Presentinhos de Natal", contou com a participação da Tuna da Universidade Sénior de Santa Comba Dão, que abrilhantou o momento, com a interpretação de vários temas musicais. Os presidentes da Câmara, Leonel Gouveia, e da União de Freguesias de Óvoa e Vimieiro, Rui Oliveira, marcaram, também, presença nesta ocasião festiva, endereçando os parabéns ao autor, que dá a conhecer  um conjunto de trinta representações do nascimento de Jesus Cristo.

 

 

De referir Na inauguração da exposição de presépios de Luís Figueiredoque esta é a primeira exposição de Luís Figueiredo, cuja arte comprova que a criatividade não tem limites. O artesão utiliza sobretudo o que a natureza lhe dá e transforma raízes e simples pedaços de árvores em peças únicas, que compõem uma coleção singular. Do conjunto de trabalhos, destaque para várias representações do nascimento de Cristo, feitas a partir de madeira queimada dos incêndios, como é o caso de uma oliveira cujo interior havia sido consumido pelo fogo, que foi transformada em gruta para dar guarida ao menino Jesus e família.

Aquando desta inauguração, Luís Figueiredo fez, ainda, questão de salientar outros trabalhos realizados com conchas do mar e até com uma abóbora, que todos diriam estar irremediavelmente seca, mas que o autor recuperou e transformou numa peça de artesanato diferente e apelativa.

De salientar, ainda, que peças agora apresentadas fazem parte de um conjunto mais vasto, que o artesão  tem vindo a construir nos últimos tempos, aproveitando os anos de reforma, que lhe permitem dar asas a uma paixão antiga - o artesanato. A mestria de Luís Figueiredo, que também pinta em azulejo é, aliás, amplamente reconhecida na comunidade onde vive, especialmente pelas crianças, que, frequentemente, lhe pedem brinquedos e pequenas ferramentas em madeira.

Recorde-se que na homenagem que marcou o primeiro aniversário do fatídico incêndio que assolou a região, realizada a 15 de outubro de 2018, Luís Figueiredo ofereceu a várias entidades envolvidas no combate ao fogo e no socorro das populações, uma peça de madeira ardida, em memória das vítimas daquela trágica noite.

Esta exposição encontra-se aberta ao público, durante o mês de dezembro, no Posto de Turismo de Santa Comba Dão, de segunda a sexta-feira, das 09H00 às 16H00.

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt