
Abriu, hoje, ao público, no Posto de Turismo de Santa Comba Dão, uma exposição de presépios da autoria de Luís Figueiredo, artista residente em Cagido, que há muito se dedica à bricolage e manualidades. A par da família e amigos, a abertura desta mostra, complementada pela venda de produtos artesanais "Presentinhos de Natal", contou com a participação da Tuna da Universidade Sénior de Santa Comba Dão, que abrilhantou o momento, com a interpretação de vários temas musicais. Os presidentes da Câmara, Leonel Gouveia, e da União de Freguesias de Óvoa e Vimieiro, Rui Oliveira, marcaram, também, presença nesta ocasião festiva, endereçando os parabéns ao autor, que dá a conhecer um conjunto de trinta representações do nascimento de Jesus Cristo.
De referir que esta é a primeira exposição de Luís Figueiredo, cuja arte comprova que a criatividade não tem limites. O artesão utiliza sobretudo o que a natureza lhe dá e transforma raízes e simples pedaços de árvores em peças únicas, que compõem uma coleção singular. Do conjunto de trabalhos, destaque para várias representações do nascimento de Cristo, feitas a partir de madeira queimada dos incêndios, como é o caso de uma oliveira cujo interior havia sido consumido pelo fogo, que foi transformada em gruta para dar guarida ao menino Jesus e família.
Aquando desta inauguração, Luís Figueiredo fez, ainda, questão de salientar outros trabalhos realizados com conchas do mar e até com uma abóbora, que todos diriam estar irremediavelmente seca, mas que o autor recuperou e transformou numa peça de artesanato diferente e apelativa.
De salientar, ainda, que peças agora apresentadas fazem parte de um conjunto mais vasto, que o artesão tem vindo a construir nos últimos tempos, aproveitando os anos de reforma, que lhe permitem dar asas a uma paixão antiga - o artesanato. A mestria de Luís Figueiredo, que também pinta em azulejo é, aliás, amplamente reconhecida na comunidade onde vive, especialmente pelas crianças, que, frequentemente, lhe pedem brinquedos e pequenas ferramentas em madeira.
Recorde-se que na homenagem que marcou o primeiro aniversário do fatídico incêndio que assolou a região, realizada a 15 de outubro de 2018, Luís Figueiredo ofereceu a várias entidades envolvidas no combate ao fogo e no socorro das populações, uma peça de madeira ardida, em memória das vítimas daquela trágica noite.
Esta exposição encontra-se aberta ao público, durante o mês de dezembro, no Posto de Turismo de Santa Comba Dão, de segunda a sexta-feira, das 09H00 às 16H00.