No passado sábado, 25 de janeiro, a Igreja Matriz de Santa Comba Dão recebeu o concerto "Vozes da Alma", que reuniu as diferentes gerações de jovens cantores integrados nos Coros do Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD).
Excelência, emoção e entrega marcaram este evento único, idealizado pelo maestro Luís Rendas Pereira, que partilhou com o público a ideia que lhe deu origem: "Este espectáculo começou na minha cabeça há vários meses. Começou com uma sensação de vazio. Silêncio. O silêncio, por paradoxal que possa parecer é um dos temas fortes deste concerto. Será que o silêncio existe realmente na nossa vida? O que é certo é que por vezes podemos sentir-nos por ele ensurdecidos. Outras desesperamos por um pouco de tranquilidade, paz – sem ruído. Por vezes, raramente, até a música nos perturba. Porém, há momentos em que o silêncio dói. Devemos aprender a ouvir e a lidar com o silêncio".
Marcado pela espiritualidade, o programa do concerto viajou pela música sacra, espirituais negros e temas de inspiração religiosa, entre hinos e poemas musicados. Tratou-se, no fundo, de um convite à serenidade e à busca de paz interior, tal como o maestro Rendas Pereira deixou expresso: "A escolha deste espaço sagrado, para além das questões acústicas únicas e ideais para as vozes, não é casual. Gostaria que todos, crentes ou não crentes, buscassem a paz interior e a comunhão consigo próprios. Para mim, uma igreja, qualquer igreja, independentemente dos credos individuais é um espaço de repouso, reflexão e serenidade. É com esse espírito que vos recebemos aqui".
E os jovens cantores intervenientes foram portadores desse espírito, dando não só voz à alma, mas sendo, verdadeiramente, vozes da alma.Com o acompanhamento ao piano de Stefano Amitrano, comprovou-se, uma vez mais, na excelência do projeto de formação do CMAD, patente na qualidade e virtuosismo dos Coros dos 5.º e 6.º anos, Coro de Câmara e Coro do CMAD. Destaque, ainda, para a participação especial da cantora Jacinta Albergaria, antiga aluna do CMAD, que frequenta atualmente a licenciatura em canto na Escola Superior de Musica e Artes do Espetáculo.
O público encheu completamente as duas sessões que fizeram a história deste evento e ovacionou, em pé, a qualidade e a emoção transmitida pelos jovens e vuirtuosos cantores que protagonizaram um programa intimista, levando muitos espetadores à comoção.