Logo

Uma Viagem Inesperada com o Laboratório Orquestral do Conservatório de Musica e Artes do Dão

Laboratório Orquestral do Conservatório de Música e Artes do DãoOntem, 5 de fevereiro, a Casa da Cultura foi palco de uma viagem inesperada...   de uma jornada pelos campos férteis da imaginação, sempre com as artes como pano de fundo.  A ocasião foi a da  primeira apresentação em público da Orquestra Juvenil do Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD), que - num ambiente intimista - partilhou  arte e criatividade , com o público presente, fazendo do palco um Laboratório Orquestral.



A experimentação deu o mote a este evento singular, que resumiu a  essência do texto de Madalena Dinis, diretora do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, lido no início da apresentação, nomeadamente a importância da igualdade na diferença, bem como do pluralismo social e artístico no próprio processo de criação.

Constituída por jovens alunos do CMAD, o   ensemble instrumental deu espaço à exploração da imaginação e criatividade, através de experiências auditivas, sensoriais, visuais e corporais, naquela que foi uma interpretação possível de um desafio lançado aos alunos durante este 1.o período letivo: "O que é a arte? O que quer? O que pode?"


Nesta experiência orquestral, música casou-se  com a performance teatral, com a dança e com as artes visuais. Na tela,  um cartoon humorístico, foi-se  metamorfoseando ao longo do espetáculo, assumindo outros  contornos e perspetivas, consoante os diferentes movimento e estilos que marcaram a história da pintura. No palco, os alunos interpretaram essas mudanças, tocando dançando e interpretando individual e coletivamente as emoções transmitidas pela arte.


O espetáculo terminou com três partituras gráficas, "iguais mas diferentes".  Enquanto que a primeira partitura foi improvisada pelo ensemble, a segunda apresentou interpretação original do autor. Na terceira e última partitura, e como em qualquer viagem inesperada, os espetadores também foram convidados a participar, com palmas e outros sons corporais. 


De referir também que esta foi uma apresentação enquadrada no XII Festival de Música e Artes do Dão, com várias atividades em agenda ao longo do ano (www.cmadd.com)

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt