Entre os dias 4 a 6 de fevereiro, Joaquim Agostinho Marques, vice-presidente do Município de Santa Comba Dão, e outros representantes dos municípios que integram a Comunididade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, efetuaram uma visita à Galiza, integrada no âmbito do programa de atividades da Proteção Civil Intermunicipal e do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal (GTFI).
Esta deslocação visou aprofundar o conhecimento sobre o exemplo da proteção civil da Galiza, nos vários domínios que esta engloba. Mais especificamente, os participantes verificaram a monitorização da previsão meteorológica, nomeadamente os avisos/alertas à população, bem como a monitorização da qualidade do ar e a antecipação de eventos meteorológicos extremos (cenários). Ficaram a conhecer o plano de prevenção e defesa da floresta contra incêndios da Galiza, verificaram o funcionamento do sistema de videovigilância florestal da região, inteirando-se ainda das medidas de combate à vespa velutina. Durante a deslocação de trabalho foi, igualmente, analisado um exemplo prático de sistema de proteção civil de um dos municípios com os bombeiros locais, tendo, também, sido verificado o funcionamento de uma base logística com meios diferenciados de proteção e socorro e de de um Centro Integrado de Emergências, que engloba todas as emergências (pré-hospitalares, incêndios, inundações, terramotos, etc.).
Entre outros equipamentos e estruturas visitadas, há a assinalar a visita ao Centro Integrado de Atención a las Emergências, ao Sistema de Proteção Civil do Concello de Estrada, ao Meteogalícia e à Dirección Xeral da Defesa do Monte.
Durante a deslocação, estes representantes dos municípios da CIM Dão Lafões foram recebidos pelo Director xeral de Emerxencias e Interior, Santiago Villlanueva, Alcalde A Estrada, José López, Director xeral de Relacións Exteriores e coa UE, Jesús Gamallo, Xerente da AXEGA, Marcos Araújo e o Subdirector xeral de Acción Exterior e Cooperación Transfronteiriza, Xosé Lago. Ao longo do segundo dia, contactaram, ainda, com a Conselleira de Medio Ambiente, Ángeles Vázquez, Subdirectora de MeteoGalicia, Mª Luz Macho Eiras e Director xeral de Defensa do Monte, Tomás Fernández-Couto, entre outros representantes das estruturas e equipamentos visitados.
Foto: CIM Viseu Dão Lafões