O presidente da Câmara Municipal aprovou o Plano de Contingência do Município de Santa Comba Dão para a Doença por Coronavírus (Covid-19), entretanto comunicada aos diferentes serviços municipais e à Direção-Geral da Administração e Emprego Público (DGAEP), tal como definido no despacho 2836-A/2020.
Trata-se de um documento que cumpre as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito da prevenção e controlo de infeção por COVID-19, apresentando os procedimentos preventivos e medidas a adotar perante casos suspeitos e/ou confirmados.
Foi, assim, definido um conjunto de medidas preventivas, como o reforço dos stocks de materiais de higienização (sabão, solução anti-sética de base alcoólica e toalhetes de utilização única) nos diferentes serviços municipais e a colocação e distribuição, pelos diferentes espaços, de cartazes informativos e de sensibilização para autoproteção individual, entre outros. A par destas medidas, tem, de igual modo, vindo a ser aumentada a frequência da limpeza nos diferentes equipamentos municipais.
No Plano de Contingência encontra-se, também, definido o protocolo de procedimentos em caso de aparecimento de algum caso suspeito e/ou confirmado, estabelecidas as respetivas áreas de isolamento, bem como os responsáveis pela gestão destas potenciais situações suspeitas e /ou confirmadas.
A par destas medidas presentes no Plano de Contingência, é de referir que a realização, ou não de eventos promovidos pela autarquia será ponderada, caso a caso, tendo em conta a avaliação do grau de risco, bem como a própria evolução do Coronavírus, em função das orientações da DGS.
Um nota, ainda, para o facto de já estar implementado, no Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, um conjunto de medidas preventivas do contágio e da propagação do Coronavírus Covid-19, no seguimento das recomendações da DGS e do Ministério da Educação, em articulação com a Câmara Municipal e a Associação de Pais.
Aceda: