A+ A A-

Distribuição de 550 armadilhas para vespa velutina no concelho de Santa Comba Dão

Armadilha para captura de velutinaNo final de março e início deste mês de abril, foram construídas e distribuídas, por todo o território concelhio, 550 armadilhas destinadas à captura de vespas velutinas fundadoras [de novos ninhos]. Este é um trabalho de continuidade, que vem incrementar as ações desenvolvidas em 2017, 2018 e 2019, anos que marcaram a desativação e destruição de algumas centenas de ninhos de vespas, com incidência em zonas urbanas e periurbanas.


Recorde-se que a vespa velutina ou asiática é uma das principais ameaças à sobrevivência das abelhas, com forte impacto negativo nos ecossistemas e um potencial problema de saúde pública. E a importância desta ação resume-se a fórmula  simples: por cada vespa fundadora capturada numa armadilha haverá menos um ninho definitivo.

Numa perspetiva de prevenção e profilaxia, e com o objetivo de reduzir o número de ninhos desta espécie, foi desenvolvido um plano de construção e distribuição de armadilhas, que envolveu o Município, Juntas de Freguesia, Bombeiros Voluntários, o grupo Santa Comba Dão vs Velutina, a Equipa de Desativação e Destruição (EDD), entre outros voluntários, que – desde o primeiro momento – se associaram a esta iniciativa.

Numa primeira fase, o Município voltou a requisitar os serviços da EDD, que já tinha estado no terreno no final de 2018 e em 2019, com a sinalização, identificação, confirmação e posterior desativação e destruição de ninhos.

Reunidos os materiais necessários para a construção de armadilhas, fornecidos pelos Bombeiros Voluntários e pela empresa Águas de Penacova (mediante solicitação da autarquia), deu-se início à manufatura destes dispositivos artesanais de captura, que foram depois munidos com o “atrativo” fornecido pelo Município, que adquiriu os materiais necessários ao seu fabrico.

A construção e distribuição de armadilhas foi efetuada em várias frentes, envolvendo a EDD e o responsável do grupo SCD vs Velutina, algumas Juntas de Freguesia e voluntários.

Ao longo deste processo, a população foi sensibilizada para o problema da velutina, havendo um compromisso de todos os envolvidos na estabilização do ecossistema, através da redução do número de ninhos definitivos.

As equipas no terreno alertaram, ainda, para o facto das armadilhas serem um contributo para a redução da população de vespas, devendo ser respeitadas enquanto tal.

Mapa

Destruição de ninhos em 2019
Já em 2019, os 172 ninhos identificados e passíveis de intervenção foram destruídos pela EDD através de dois métodos: aplicação de um inseticida específico, autorizado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e incineração com recurso a um queimador a gás. Em período de risco de incêndio e/ou sempre que se mostrou necessário,  a intervenção com queimador foi acompanhada por uma equipa dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, à qual a EDD expressa o seu agradecimento.

Ambas as soluções foram executadas à noite, garantindo o recolhimento da esmagadora maioria dos insetos, o que por sua vez, reduziu e, eventualmente, anulou a probabilidade de desenvolvimento de ninhos secundários.

A equipa envolvida agradece a participação ativa de vários representantes das Juntas de Freguesia, que colaboraram com a equipa de desativação, através da recolha dos alertas de existência de ninhos, da georreferenciação e muitas vezes na própria intervenção, controlando a segurança e o acesso das populações circundantes.

A EDD alerta ainda para o facto da intervenção de desativação e destruição dever ficar, sempre, a cargo de equipas habilitadas para o efeito, apelando ao cidadão comum para não interagir com os ninhos, sob risco de comprometer a sua própria segurança e a segurança dos seus concidadãos.


Informações gerais
- Em breve, serão fornecidas, à população em geral, informações sobre procedimentos e protocolos de comunicação de ninhos, no sentido de serem organizadas e aceleradas as intervenções de desativação e destruição de ninhos de vespa velutina.

- Na próxima campanha de desativação e destruição, a EDD tem como objetivo a aquisição de soluções de intervenção, que permitam chegar a ninhos mais altos, colmatando assim uma falha identificada na campanha anterior.

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt