No concelho de Santa Comba Dão foram efetuados, nas últimas semanas, testes COVID-19 a bombeiros voluntários, bem como a funcionários de instituições particulares de solidariedade social (ipss) e estruturas residenciais privadas para idosos, num universo de 300 pessoas. Coordenada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, a ação foi concertada e comparticipada pelos municípios que integram a CIM, onde se inclui Santa Comba Dão, e pelo Instituto de Segurança Social, IP.
A recolha de amostras foi efetuada por profissionais do Unidade de Saúde Familiar Rio Dão, tendo abrangido bombeiros e funcionários do Centro de Bem-Estar Social Prof. Oliveira e Costa, de Pinheiro de Ázere (creche, centro de dia e apoio domiciliário), do Centro Paroquial e de Bem-Estar Social do Vimieiro (creche), da Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão (na valência de creche), bem como do Centro Social e Paroquial (CSP) de Couto do Mosteiro (centro de dia e apoio domiciliário), CSP de Treixedo (apoio domiciliário ), CSP de São Joaninho (lar) e CSP de São João de Areias (centro de dia, apoio domiciliário e lar). O universo de testes abrangeu, de igual modo, colaboradores da da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu – Estabelecimento de Santa Comba Dão e dos lares / estruturas privadas residenciais para idosos Resivida, Santa Cruz e Quinta do Trovador.
Até à data de hoje (7 de maio) já era conhecido que mais de duas centenas de testes tiveram resultados negativos. Falta ainda apurar o desfecho dos testes efetuados a cerca de 70 colaboradores de instituições abrangidas pela iniciativa, dos quais se espera que continuem a registar resultados negativos.