O Município de Santa Comba Dão dá início ao projeto "Coisas de cá" - uma iniciativa lançada numa altura particularmente difícil e conturbada, que visa, sobretudo, apoiar e fortalecer a economia local. Através da valorização de produtos endógenos, culturais e tradicionais, pretende-se dar visibilidade, acrescentar valor e promover o reconhecimento da qualidade das Coisas de cá e das Gentes de cá, potenciando-se assim todo o território concelhio.
A partir de segunda-feira, 18 de maio: "SANTA COMBA DÃO - COISAS DE CÁ" | CAMPANHA DE APOIO AO COMÉRCIO LOCAL
A iniciativa homónima “Santa Comba Dão – Coisas de Cá” é uma das primeiras concretizações do projeto, iniciando já esta segunda-feira, 18 de maio. Em termos efetivos, traduz-se na atribuição de uma senha por cada 10 euros de compras no comércio, produtores e artesãos locais. A senha habilita, automaticamente, o cliente a ganhar um prémio de 1000 Euros ou um dos 45 prémios de 200 Euros, num total de 10.000 Euros, previstos nas normas da iniciativa. Os prémios / vales serão de uso exclusivo no comércio local, sendo atribuído aos vencedores um passe local, um “Passaporte de Cá”.
O objetivo é impulsionar a economia do concelho - através de uma ação que assenta na promoção do comércio local e de produtos endógenos - com vista ao aumento do volume de negócio e à fidelização dos consumidores.
Inscrições - Comerciantes e produtores locais
Os espaços comerciais, vendas de rua e produtores de produtos endógenos que foram obrigados a encerrar por força legal, com sede fiscal ou física no concelho de Santa Comba Dão, podem aderir a esta campanha, enviando uma mensagem para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., com o nome e identificação do negócio ou produto comercializado. Os interessados devem também comunicar que aceitam as normas da campanha.
SELO DE CERTIFICAÇÃO DE ORIGEM E QUALIDADE e CONFRARIA DE SABERES E SABORES
Entre outras ações efetivas e concretas, o projeto contempla a atribuição de um selo de certificação de origem e de qualidade “Santa Comba Dão – Coisas de Cá”, que vai funcionar como um carimbo que garante a qualidade de produtos endógenos e tradicionais. Em articulação com o movimento associativo vai também ser criada uma Confraria de Saberes e Sabores, que - tal como o nome indica - pretende valorizar os saberes e sabores de cá, as coisas de cá e, sobretudo, as gentes de cá.
CANTINHO DE CÁ
E para as "Coisas de Cá" nada melhor do que um "Cantinho de Cá", um espaço a ceder pelo Município para os pequenos produtores sem espaços comerciais próprios, isento de taxas e de quaisquer outros custos. A iniciativa, além de garantir rendimentos extra para os pequenos produtores, agricultores e artesãos, que têm alguma produção excessiva, promove também a disponibilidade de produtos locais, frescos e de qualidade.
LOJAS VIRTUAIS SEM CUSTOS PARA COMERCIANTES E PRODUTORES LOCAIS
Em parceria com a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão-Lafões e a ADICES, o Município está, igualmente, a desenvolver acordos comerciais, principalmente com a plataforma de comércio online "Dott", tendo em vista a disponibilização de uma loja virtual aos comerciantes e produtores locais, com inscrição, manutenção e entregas sem custos. Com credibilidade consolidada, a referida plataforma tem uma abrangência nacional e detém como parceiros privilegiados os CTT.