A dinamização, potenciação e reforço do tecido empresarial do concelho de Santa Comba Dão é o principal objetivo do protocolo de cooperação estabelecido hoje de manhã, pelos presidentes da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), João Cotta, e da Câmara Municipal, Leonel Gouveia, no estabelecimento "Loja Sr Costa" - integrado na rede de alojamento local "Casas com Estória".
Através deste protocolo, a AIRV, em parceria com a autarquia, vai prestar apoio às empresas locais e potenciais investidores, nas mais diversas áreas. Dois dos domínios de apoio relacionam-se com serviços de consultoria e informação especializada sobre oportunidades de negócio, programas, fundos comunitários e internacionalização, entre outras matérias de interesse.
No documento encontra-se, também, contemplado o apoio na incubação de empresas, estando incluídas várias ações de orientação, consultoria e mentoria, como é o caso da integração de projetos na Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro. A colaboração da AIRV estende-se, ainda e entre outras áreas, à procura de opções de apoio e financiamento para as dinâmicas de incubação de empresas, ideias de negócio, start-ups e inovação social.
A determinante área da formação está, de igual modo, enquadrada neste protocolo, que também inclui ações e missões de internacionalização, que visam promover e afirmar além-fronteiras empresas concelhias e todo o território municipal. Outros domínios em destaque são o apoio à participação e organização de congressos, feiras e exposições, bem como a realização de estudos que contribuam para o desenvolvimento do tecido empresarial, promoção do investimento e do empreendedorismo.
De destacar ainda que, durante meio dia por semana, um técnico da AIRV vai estar, presencialmente, no Município, para apoiar empresas e potenciais investidores.
É também de notar que este protocolo, na forja já há alguns meses, é agora ainda mais oportuno, uma vez que a pandemia da Covid-19 trouxe dificuldades acrescidas às empresas e à economia.
Sessão de formalização do protocolo de cooperação No decorrer da sessão, Leonel Gouveia destacou a importância da celebração do protocolo, que traduz o apoio da AIRV - uma associação de referência, com perto de 40 anos de existência - ao tecido empresarial, bem como à própria dinamização económica do território concelhio. Um território que, segundo o representante máximo da autarquia, tem no turismo a grande oportunidade, sendo as "Casas com Estória" um dos bons exemplos do investimento que está a ser feito na região.
Leonel Gouveia apontou ainda outros projetos turísticos que estão a ser trabalhados, como a Rede das Figuras Históricas, a ligação da futura ecovia do Mondego à ecopista do Dão, a beneficiação da marginal do Granjal, a requalificação urbana da zona da ribeira, a criação de um núcleo museológico, na Casa dos Arcos, e o desenho de uma rota dos miradouros. Projetos que têm "Santa Comba Dão no centro dos acontecimentos" e são determinantes para a "projeção do concelho e da região em que se encontra inserido".
O representante máximo da autarquia referiu-se, ainda, à centralidade como uma das grandes vantagens de Santa Comba Dão, uma vantagem que confere ao território um imenso potencial agregador de investimento na área turística e também noutros domínios. E para dinamizar e aproveitar ao máximo todo esse potencial, Leonel Gouveia afirmou que tem de se ampliar "a economia e a qualificação de operadores e empresários, bem como captar potenciais investidores". De acordo com o presidente da Câmara, para cumprir esse objetivo é fulcral este protocolo com a AIRV. "O sucesso destas empresas é o sucesso de Santa Comba Dão e a AIRV é um importante parceiro estratégico", concluiu.
Por sua vez, João Cotta, presidente da AIRV, felicitou o presidente e a autarquia pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos, referindo o "saneamento financeiro que foi feito e o equilíbrio que conseguiram estabelecer no Município de Santa Comba Dão". Agradeceu ainda a oportunidade dada a AIRV para prestar apoio ao tecido empresarial do concelho e ao próprio desenvolvimento económico de Santa Comba Dão.
A anfitriã deste momento, Ana Pais de Sousa, foi felicitada não só pela receção proporcionada aos representantes da autarquia e da AIRV, mas também pelo misto de qualidade, autenticidade e diferenciação, imprimido ao projeto Casas com Estória, que todos os presentes tiveram a oportunidade de visitar no final da sessão.