A Casa da Cultura recebeu no dia 29 de junho, uma sessão de apresentação dos serviços da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), promovida pelo Município de Santa Comba Dão e pela própria AIRV. O principal objetivo foi dar a conhecer aos empresários do concelho esta associação empresarial, as áreas de atuação, os apoios e ações disponibilizadas, bem como dois novos projetos de formação-ação: o QI PME, dirigido a micro, pequenas e médias empresas - com um financiamento até 90% - e o Melhor Turismo 2020, direcionado a empresas da área turística, com um financiamento de 100%.
A sessão foi aberta por Leonel Gouveia, presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, que enquadrou esta iniciativa - de cariz informativo - no âmbito do protocolo de colaboração que a autarquia estabeleceu recentemente com a AIRV. O responsável do Município salientou que o referido protocolo vem colmatar uma necessidade sentida pela autarquia no que concerne a um apoio mais próximo e direcionado aos empresários do concelho. "Sentimos que a melhor entidade para prestar esse apoio era a AIRV pelo conhecimento que tem do território", disse. O diretor-geral da Associação Empresarial destacou de igual modo a importância do protocolo celebrado com a autarquia. Para Paulo Sousa uma das principais vantagens é o facto de contemplar o atendimento descentralizado, permitindo prestar um apoio mais próximo aos empresários de Santa Comba Dão. Numa referência à situação pandémica em que vivemos, o Diretor-Geral da AIRV afirmou que "hoje, mais do que nunca (...) a ajuda e informação às empresas vão tornar-se peças importantes na recuperação da economia da região. Nós, enquanto associações empresariais temos de estar preparados a ajudar as empresas a recuperar".
É esse apoio, orientação e proximidade que sustenta o protocolo de colaboração entre a AIRV e o Município, sendo uma das ações mais destacadas a presença de um técnico da associação empresarial, todas as sextas-feiras, das 10H00 às 13H0, no Gabinete do Investidor - rés-do-chão dos Paços do Município.
OS SERVIÇOS PRESTADOS PELA AIRV NO ÂMBITO DO PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO R
Rui Almeida - o técnico da AIRV responsável pela prestação de apoio presencial às sextas-feiras - explicou que os empresários que se dirigirem ao Gabinete do Investidor serão informados e orientados, de acordo com a natureza das questões e pedidos apresentados, sejam eles sobre oportunidades de negócio, programas, fundos comunitários e internacionalização, formação e criação de emprego, entre outros. De acordo com o tipo de apoio e/ou informação requerida, está ainda contemplada a possibilidade de outros técnicos da AIRV se deslocarem ao concelho
Durante a comunicação, o técnico especificou diferentes serviços de apoio disponibilizados pela AIRV: formação, jurídicos, projetos, internacionalização, emprego e eventos. Muito genericamente, destacou o apoio disponibilizado ao nível da formação, nomeadamente o levantamento de necessidades formativas e a formação à medida (apoio na formalização de candidaturas e organização de cursos). Na área formativa assinalou também a elaboração de dossiês de candidaturas à formação, consultoria na organização de processos de Certificação de Formação e dinamização de programas de Formação / Ação.
Entre outros pontos referidos abordou - ao nível jurídico - o apoio que pode ser prestado pelo gabinete jurídico da associação, bem como a divulgação que é feita de novos diplomas de interesse para os empresários.
Ao nível dos projetos, Rui Almeida explicou as três fases de apoio: Informar, Prestar Assistência Técnica e Aconselhar. Informar sobre oportunidades de investimento no concelho, e locais adequados para a instalação de atividades económicas. Prestar assistência técnica na criação de novas empresas, dinamizar iniciativas de expansão das empresas sediadas no concelho, procurar de parceiros e promover encontros empresariais . Aconselhar sobre os programas de incentivos mais adequados aos projetos de investimento e apresentar aos municípios e/ou demais entidades envolvidas, os problemas sentidos pelos empresários na prossecução dos seus objetivos.
Sobre a vasta área do apoio à internacionalização, Rui Almeida, falou - entre outros aspetos - sobre a organização de missões empresariais aos mercados externos, acerca da realização de encontros sobre oportunidades de negócio, em parceria com Câmaras de Comércio estrangeiras, e sobre a organização de eventos com clientes externos.
No domínio do emprego abordou a disponibilização de uma bolsa de emprego, o apoio na elaboração de candidaturas aos apoios do Instituto de Emprego e Formação Profissional, a organização de feiras direcionadas para o emprego, entre outros apoios disponíveis. Na área dos eventos sublinhou o apoio na organização de feiras, congressos e seminários e a divulgação de promoção de produtos da região,nas iniciativas da AIRV.
PROJETOS DE FORMAÇÃO -AÇÃO QI PME E MELHOR TURISMO 2020 QI PME
Os projetos de formação-ação QI PME2020 e Melhor Turismo 2020 foram apresentados por Helena Silva da AIRV. Com o objetivo específico de intensificar a formação de empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos próprios trabalhadores, o QI PME é dirigido a micro, pequenas e médias empresas, desenvolvendo-se em contexto organizacional. Abrange as componentes de Formação (em sala) e de Consultoria (no local de trabalho).
A nível dos formandos procura desenvolver competências nas diferentes áreas de gestão, dando resposta às necessidades de formação existentes. A nível das empresas procura aumentar a produtividade e a capacidade competitiva, bem como a introdução de processos de mudança / inovação.
O projeto QI PME abrange áreas como a Organização e Gestão, com o objetivo de reforçar a competitividade e a capacidade de resposta das PME no mercado global, , a Implementação de Sistemas de Gestão - com vista à sua posterior certificação nos domínios da qualidade, do ambiente, da segurança e saúde no trabalho ou outros - e a Economia Digital, através da adoção de tecnologias que tornem as empresas mais eficientes, melhorando a sua produtividade e reduzindo os custos. O apoio a conceder tem a contribuição do Fundo Social Europeu, limitada a 90% das despesas elegíveis, excluindo as remunerações dos ativos, empregados em formação durante o período normal de trabalho. A comparticipação da empresa é de 10%.
Já o programa Melhor Turismo 2020 - dirigido especificamente ao setor do Turismo - visa o reforço da capacidade competitiva das empresas e a promoção do emprego no setor do Turismo, concentrando a sua ação no apoio à consolidação e qualificação do tecido empresarial do setor. É objetivo do Melhor Turismo 2020 intensificar a formação de empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, bem como dos trabalhadores . Entre outros objetivos específicos pretende-se aumentar a qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas, aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação e a promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.
O Melhor Turismo 2020 é financiado a 100%.
CONTACTOS
AIRV - Associação Empresarial da Região de Viseu
Edifício Expobeiras - Parque Industrial de Coimbrões
3500-618 Viseu
Telefone: 232 470290; Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.; site: www.airv.pt
Gabinete do Investidor
Câmara Municipal de Santa Comba Dão
Largo do Município, n.º 13
Tel: 232 880500 E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.