
Após uma visita às infraestruturas existentes no quartel, Duarte Costa assistiu a uma breve apresentação sobre os BV de Santa Comba Dão, conduzida pelo segundo comandante, Rui Leitão, que reforçou a importância da estrutura existente, como uma plataforma de apoio à proteção civil, quer a nível regional, quer nacional.
Foi ainda transmitido ao CONAC o facto do quartel se revelar como uma importante ferramenta no apoio ao dispositivo de combate a incêndios, tendo sido salientada a centralidade do território concelhio. Neste momento está sediada em Santa Comba Dão uma equipa de análise e uso do fogo da Força Especial de Proteção Civil e uma equipa da Unidade Militar de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana, que tripula o meio aéreo de combate a incêndios rurais.
O CONAC fez questão de sublinhar que o Corpo de Bombeiros de SCD é uma referência a nível nacional, reforçando - também - a importância que os municípios têm no apoio aos corpos de bombeiros. Deu como exemplo a parceria entre a Associação Humanitária e a Câmara Municipal, traduzida no apoio a diferentes ações e valências dos bombeiros e na melhoria de infraestruturas e equipamentos, tendo em vista um melhor serviço às populações.