O apoio descentralizado às populações é um dos princípios basilares da intervenção levada a efeito pela equipa do Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4ª Geração (CLDS 4G), que se encontra a implementar o projeto "VIVER + Santa Comba Dão". O CLDS 4G é promovido pelo Município de Santa Comba Dão e coordenado pela ADICES – Associação de Desenvolvimento Local, contemplando uma verba de 540 mil euros destinada a executar 12 projetos no próximo triénio.
Um das primeiras ações do projeto corresponde a um Gabinete descentralizado, que propicia atendimentos individualizados aos cidadãos, em todo o território concelhio, no âmbito do Eixo de Atuação - Emprego, Formação e Qualificação. São João de Areias é a primeira freguesia a receber este Gabinete, que funciona na sede da Junta, às sextas-feiras, entre as 09H30 e as 11H30.
O apoio prestado inclui a elaboração de currículos e cartas de apresentação, a preparação de entrevistas de emprego, sessões de coaching para jovens que concluam o sistema educativo, consulta de ofertas de emprego e formação / qualificação, em registos da segurança social direta e do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) online, bem como informações e encaminhamento para o Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo.
Na passada sexta-feira, a técnica do Gabinete de Inserção Profissional (GIP) do Município de Santa Comba Dão acompanhou e articulou com equipa do CLDS, no apoio, informação prestada e clarificação sobre o papel do GIP e do próprio CLDS no âmbito do Emprego, Formação e Qualificação.
O principal objetivo do CLDS-4G é “promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social num determinado território, mobilizando para o efeito a ação integrada de diversos agentes e recursos localmente disponíveis, constituindo-se como um instrumento de combate à exclusão social fortemente marcado por uma intervenção de proximidade realizada em parceria.” A par do Eixo I, o programa VIVER + Santa Comba Dão assenta em mais dois eixos de atuação: Eixo 2 Promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa e Eixo 3 Auxilio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários.