O presidente da Câmara Municipal, Leonel Gouveia, e o ministro Tiago Brandão Rodrigues assinaram, ontem, um acordo de colaboração para a remoção de amianto na cobertura da Escola Secundária, numa sessão em que foram formalizados mais de meia centena de acordos similares, pelo titular da pasta da Educação e outros representantes de autarquias da região centro.
Em fase de formalização em todo o país, estes acordos têm como objeto a remoção de amianto em equipamentos escolares, que não se encontrem no âmbito das competências das autarquias locais. No total são 600 escolas a intervencionar, sendo que, de acordo com o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, estes acordos constituem um "passo absolutamente central para a remoção total de materiais com amianto no (...) edificado escolar".
Também presente na sessão, que teve lugar no Cine Teatro Jaime Gralheiro, em São Pedro do Sul, a ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa, reiterou que "o investimento é financiado a 100% por fundos comunitários", sendo que se encontram abertos os procedimentos de candidatura aos Programas Operacionais Regionais para o financiamento das operações de remoção deste material.