Na Senhora da Ribeira, perto de 20 jovens, entre os 16 e os 30 anos, estão a limpar a zona balnear e a sensibilizar banhistas para comportamentos sustentáveis, numa ação comum por um melhor ambiente. Enquadrada na celebração do Dia Internacional da Juventude, assinalado hoje, 12 de agosto, a iniciativa tem como mote "Compromisso Jovem para a Ação Global".
Em todo o país, de norte a sul, são mais de três mil os jovens voluntários a vestir a camisola por um melhor ambiente. Desde a limpeza de lixo, à sensibilização de banhistas, passando pela realização de inquéritos, a ação visa, essencialmente, uma mudança de comportamentos que começa pelos próprios participantes. No distrito de Viseu, além da Senhora da Ribeira, foi também escolhida a praia da Folgosa para palco da ação de mais um grupo de jovens voluntários.
A nivel nacional, a iniciativa é promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em parceria com o Conselho Nacional da Juventude (CNAJ) e a Federação Nacional das Associações Juvenis, contando, em Santa Comba Dão, com o apoio da autarquia local, representada, na iniciativa, pelo vice-presidente, Joaquim Agostinho Marques. Foi o edil que deu as boas-vindas aos jovens participantes, louvando a sua participação nesta ação realizada no território concelhio. Um "belo cenário para uma causa nobre", que tem vindo a ser objeto de um investimento contínuo por parte da autarquia, tal como referiu.
Entre outros representantes e técnicos das entidades promotoras, há a destacar a presença - no quadro da dinamização da iniciativa - da técnica Teresa Teixeira, do IPDJ, bem como de Júlio Pacheco, presidente da Federação Distrital das Associações Juvenis do Distrito de Viseu. Estes representantes salientaram a importância da participação efetiva dos jovens neste tipo de ações, potenciando-se assim - tal como definido nos objetivos gerais da iniciativa - "o seu envolvimento pleno, universal e equitativo para enfrentar os desafios que a humanidade enfrenta”.