A+ A A-

No Patarinho: Reveladas ruínas de edifício romano destinado à produção de víveres

Escavações no Patarinho - Óvoa Numa ação promovida pelo Município de Santa Comba Dão e União de Freguesias de Óvoa e Vimieiro, a equipa de arqueólogos da Universidade de Coimbra, conduzida por Pedro Matos, retomou, recentemente, as escavações nas ruínas romanas no Patarinho. E as notícias não poderiam ser as melhores.

 

À medida que os trabalhos avançam nesta segunda parte da campanha de 2020, toma forma uma estrutura de dimensões consideráveis, com vários compartimentos. "O sítio tem elevado interesse histórico", afirma Pedro Matos, que levanta mais um pouco o véu, revelando que estão  ser postas a descoberto ruínas de um edifício romano, direcionado para a produção de víveres - azeite ou vinho".

Pedro Matos aprofunda um pouco mais: "só a título de curiosidade, posso dizer que encontrámos recentemente um tanque, num compartimento deste edifício romano, possivelmente associado à atividade produtiva da casa".

 Recorde-se que , muito recentemente, durante o mês de julho, a equipa de arqueólogos já tinha estado a escavar no sítio do Patarinho-Óvoa, dividindo, na altura, os trabalhos pelo Couto do Mosteiro, onde foi encontrada uma estrutura, possivelmente associada ao templo de Santa Columba.

 Nesta segunda fase da campanha, as escavações centram-se, apenas, em Patarinho, Óvoa. Para Pedro Matos trata-se de um sítio "com imenso potencial e  muito para revelar, que vai permitir  a recolha de dados científicos de grande valor para a reconstrução do passado romano e alto-medieval do Baixo Dão".

 

De referir ainda que esta campanha arqueológica conta com o  apoio da Associação de Estudos do Baixo Dão, sendo de assinalar a colaboração do proprietário do terreno Mário Cordeiro, que permitiu a realização destes trabalhos nos seus terrenos.

 

 

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt