
Organizada pelo Centro de Investigação da Terra e do Espaço (CITEUC), Observatório Geofísico e Astronómico e Departamento de Ciências da Terra da Universidade Coimbra (UC), a exposição resulta de um interessante trabalho de pesquisa, levado a cabo por investigadores da UC, em jornais locais e regionais, onde constam registos do maior sismo do séc. XX que afetou o território continental português.

A esta exposição, a visitar ao longo de outubro e nos meses de novembro e dezembro, junta-se uma sessão online dirigida a alunos dos 11.º e 12.º anos do Curso Profissional de Proteção Civil, bem como à comunidade em geral, com a emissão de um vídeo com testemunhos reais de pessoas da comunidade que sentiram este sismo: Belmira Ferreira Curveira de Matos, Adelina Durães, Estela Madalena Cruz Gouveia, João Prata Coelho, Leonor Alves Figueiredo, Elsa da Natividade Rodrigues Silvestre Amaral, Carlos Ribeiro e Francisco Machado Vieira.
A emissão vai decorrer em pleno dia 13 de outubro nas plataformas do Município (Site • Facebook), Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão (Site) e Agrupamento de Escolas (Site).
O objetivo desta comemoração é promover o debate sobre a temática do risco sísmico e a necessidade de uma sociedade mais informada e resiliente face a tais fenómenos geológicos na Região Centro