A+ A A-

Presidente da República inaugura Central de Triagem de Resíduos de Papel e Cartão da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão

Inauguração do Centro de Triagem O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve  ontem, 14 de outubro, no Borralhal - Tondela,  onde se assinalou o final das obras de requalificação do Centro Integrado de Resíduos Urbanos (CIRU) da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), com a inauguração da nova Central de Triagem de Resíduos de Papel e Cartão -  objeto de reconstrução após os incêndios de outubro de 2017.  


Ao todo foram investidos cerca de 6 milhões de euros na recuperação  do CTRSU, "concebido para dar uma resposta adequada do ponto de vista ambiental, à produção de resíduos" dos 19 municípios associados da AMRPB . No CTRSU encontra-se localizado um Aterro Sanitário, destinado à receção dos resíduos recolhidos indiferenciadamente e também um Centro de Triagem, para receber os resíduos recolhidos, seletivamente, para reciclagem. É também dentro deste espaço que  está localizada uma Central de Valorização Orgânica.

A sessão foi marcada pelo descerramento da placa de inauguração, pelo Presidente da República e pela ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa, num momento partilhado pelos presidentes de Câmara da AMRPB presentes na sessão. O  Município de Santa Comba Dão esteve representado pelo presidente Leonel Gouveia, que também deixou o seu testemunho num vídeo exibido durante o evento. Nesta vídeo-mensagem deu-se conta gigantesco trabalho empreendido pela AMRPB na reconstrução deste Centro de Tratamento, bem como dos projetos que vão alavancar a o futuro e a sustentabilidade ambiental no quadro da gestão de resíduos.

Durante a cerimónia, o  presidente da Câmara Municipal de Tondela, anfitrião desta cerimónia e vogal do conselho diretivo da AMRPB, falou do processo de  regeneração desta infraestrutura após os incêndios,  adiantando que se está a trabalhar para que no futuro venha a existir uma solução ambientalmente mais adequada e financeiramente mais sustentável. O representante da autarquia anfitriã destacou que a  AMRPB  está a fazer um esforço na duplicação da capacidade de recolha de resíduos valorizáveis e anunciou que se encontra em preparação uma candidatura para a construção de uma unidade de produção de Combustível Derivado de Resíduos.

Além de ter informado acerca dos investimentos programados pela AMRPB,  o  presidente da AMRPB, Mário Azevedo apelou, durante a sua intervenção, à suspensão da medida de duplicação do valor da taxa de resíduos, que segundo o autarca "corre o sério risco  de comprometer o parco equilíbrio financeiro do sistema".


Seguiu-se a mensagem da ‪presidente da Comissão Diretiva do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), Helena Azevedo que reportou ao financiamento deste empreendimento através do POSEUR e do exemplo prático e "à vista de todos" da concretização desta comparticipação financeira. 


A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, recordou o trabalho dos autarcas e das populações em todo o processo de reconstrução e também de superação, que se seguiu aos terríveis incêndios de outubro de 2017, destacando o papel da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, que considerou “uma referência”.

Numa intervenção marcante, o Presidente da República falou da recuperação desta região, que visitou  depois dos incêndios, congratulando-se “por ver de pé uma realidade destruída há três anos atrás”.

"Passaram três anos, eu não esqueço, antes, durante e depois, o contributo da então presidente da CCDR, o papel único - eu diria mesmo heróico - dos autarcas da região atingida. Lembro-os um a um, e a cara com que estavam ao percorrermos as povoações, e ao pararmos aqui e acolá, e a ouvirem os dramas. Lembro-me daquilo que diziam, daquilo que sentiam, uma emoção muito superior àquela que sentimos hoje", sublinhou

Presidente da República em Tondela Marcelo Rebelo de Sousa fez, ainda, uma analogia com os momentos difíceis que voltamos a viver com a pandemia da Covid-19, dando o exemplo da força e união da região que conduziu à recuperação do teritório. Na pandemia  "tem de ser todo o país a unir-se", sublinhou.

Numa tarde marcada pelo anúncio do estado de calamidade, o  representante máximo da nação deixou uma mensagem  aos portugueses, apelando à responsabilidade dos cidadãos no cumprimento das regras sanitárias. "Se houver uma parte que não queira fazer" será "um todo que sofrerá", destacou.

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt