Apresenta-se comunicado dos Escuteiros de Santa Comba Dão sobre a entrega, no dia 28 de novembro, de mais nove mil árvores aos lesados dos incêndios de 2017, numa iniciativa que conta com o apoio do Município, Freguesias e Uniões de Freguesia do concelho de Santa Comba Dão.
COMUNICADO
"Com o objetivo de reflorestar as áreas ardidas, os escuteiros de Santa Comba Dão vão entregar mais 9 mil árvores, no dia 28 de novembro, a partir das 9h00 na sede, aos lesados dos incêndios de 2017.
As espécies a entregar são: Carvalho negral, americano e português, castanheiro, pinheiro manso, bétulas e plátanos.
Os pedidos iniciais ultrapassaram largamente as expectativas e também o stock existente, pelo que foram intentados todos os esforços para garantir a entrega total de todas as 18 mil árvores solicitadas.
Cada proprietário receberá no máximo 500 árvores, ficando obrigado a assegurar a sua necessária manutenção.
Este projeto tem parceria com a ANEFA (Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente) e o apoio do Município e das Freguesias do concelho de Santa Comba Dão.
Esta entrega vem antecipar a comemoração do dia internacional do voluntariado e recordar a importância deste projeto que começou em setembro de 2018.
Caminhar para plantar, onde os escuteiros caminharam por todas as freguesias do concelho, plantaram árvores e deixaram placas com mensagens de incentivo à comunidade.
#100 árvores surgiu mais tarde em Março de 2019 e trouxe às freguesias do concelho mais de 190 escuteiros voluntários que plantaram cerca de 5 mil árvores e ao longo de 5 fins de semana animaram as aldeias com bailaricos e sorrisos.
Reflorestar mais aconteceu em outubro de 2019 com a entrega de cerca de 9 mil árvores aos lesados dos incêndios de 2017. Nessa altura ficou a promessa de completar os pedidos. Desde março que estas 9 mil árvores, que vão agora ser entregues, esperam por vingar.
Completamos no sábado um ciclo de 23 mil árvores com iniciativas que tiveram como finalidade renascer das cinzas e reflorestar 10% dos 8400ha ardidos no concelho de Santa Comba Dão.
#juntossomosmaisfortes"
Agrupamento 306 - Escuteiros de Santa Comba Dão