No dia 17 de dezembro, a Escola Secundária de Santa Comba Dão foi palco da iniciativa “Vamos salvar o futuro! – Sê o herói desta causa", que teve como objetivo integrar os mais jovens no movimento coletivo de combate à pandemia COVID-19, numa causa que é de todas as gerações. No fundo, procurou-se sensibilizar e envolver os alunos, capacitando-os como "agentes da saúde pública e multiplicadores de boas práticas de vivência diária segura entre pares, no combate à COVID-19".
Com o apoio e articulação do Município, esta iniciativa - de amplitude nacional - foi promovida pela Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ), no âmbito da Campanha Nacional “Desconfinar Jovem” do projeto LIGA-TE!. Contou com o apoio da Presidência da República Portuguesa, numa parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, Câmaras Municipais, Escolas, Federações Distritais e Regionais de Associações Juvenis e Associações Juvenis.
Em Santa Comba Dão, a atividade contou com a participação ativa de Beatriz Macieira, Beatriz Rosa, Mateus Alho, e Francisco Morais - quatro jovens do ensino secundário, tendo sido coordenada no terreno pelo representante da FNAJ, Sílvio Simões, enquanto dirigente de duas associações juvenis do concelho - Associação Cultural Desportiva e Recreativa do Chamadouro e Associação de Música e Artes do Dão (AMAD), bem como da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Viseu (FAJUVIS). Ao longo da manhã, estes jovens dinamizadores, acompanhados de um técnico do Município, "passaram informação", sensibilizaram e capacitaram outros estudantes para minimizarem os comportamentos de risco através do cumprimento de regras da Direção-Geral da Saúde dentro e fora da escola.
"Chega-te para lá", "O Risco é Real. Abraça só com o olhar" ou "Faz da máscara o teu melhor aliado no outfit diário" foram algumas mensagens apelativas e impactantes que estes interlocutores deixaram coladas em diferentes espaços comuns da escola. Também dentro das salas de aula, foi transmitida informação sobre as medidas de proteção no combate à pandemia da Covid-19 e reforçado que "salvar" o futuro depende de todos. Procurou-se essencialmente envolver e sensibilizar o jovens alunos, influenciando-os positivamente para travar esta "batalha" comum em prol de uma causa comum - a nossa saúde. Foi ainda dinamizado um jogo de perguntas e respostas sobre as medidas de proteção, que deu brindes aos participantes, como embalagens individuais de gel desinfetante, porta máscaras e pins com a mensagem "Chega para lá".
É de destacar que a iniciativa teve uma boa recetividade por parte dos alunos, tendo sido propiciados momentos de partilha e diálogo construtivo acerca da mensagem transmitida.