
Tratou-se da segunda iniciativa do género, que foi - uma vez mais - marcada pela união e debate sobre os desafios existentes e que se perspetivam no quadro das competências dos profissionais de Psicologia, procurando ser também um espaço de auto-cuidado.
Aberto pelo presidente da Câmara, Leonel Gouveia, neste encontro, abordaram-se principalmente os desafios que se colocam à saúde mental durante a quadra festiva, tendo sido reforçada a necessidade de uma atuação conjunta neste campo. Foram analisados diferentes contextos, como a celebração familiar, os cidadãos institucionalizados, os afetos e a fragilidade emocional que se tem vindo a verificar cada vez mais, devido ao "cansaço" extremo de toda esta situação.
Leonel Gouveia reconheceu a importância da saúde mental e destacou todo o trabalho que tem vindo a ser feito pelos técnicos de psicologia com atuação no concelho. Considerou, ainda, como fundamentais estes encontros dinamizados pelos serviços de psicologia da Câmara Municipal, numa ótica de trabalho em rede, tendo em vista a partilha de experiências para o bem comum e em prol do bem-estar do munícipe. Na breve introdução ao encontro, agradeceu, ainda, a todos os presentes o empenho na promoção da saúde mental nos diferentes locais de trabalho.
Um Natal com Saúde Mental
Nesta perspetiva de partilha, divulga-se uma mensagem da Ordem dos Psicólogos Portugueses para um Natal com mais Saúde Mental,
Todos sabemos que a quadra natalícia representa alegria e tempo de qualidade com a família e amigos, mas também pode ser uma altura difícil do ano e provocar sentimentos de stress e solidão. "Sobretudo este ano. Este ano, devido à pandemia COVID-19, não será um "Natal normal" e estamos a tentar perceber como podemos conciliar a celebração com as orientações das autoridades e a proteção de todos. Encontrar um bom equilíbrio pode ser uma tarefa desafiante, mas há várias coisas que podemos fazer e nos podem ajudar a tomar decisões.