A+ A A-

Arquivo Municipal - documento do mês de janeiro de 2021

Malha MalhaPara documento do mês de janeiro de 2021, o Município, através do Arquivo Municipal, escolheu uma participação, datada de 17 de janeiro de 1919, do regedor de Santa Comba Dão ao administrador do concelho sobre um grupo de homens que, contrariamente ao que era permitido, jogava à malha num largo da vila. De referir que já o Código de Posturas de 1914 proibia os jogos com “pedra, bola ou barra” nas vias públicas. Em 1918, a medida é reforçada e o administrador do concelho informa o regedor de Santa Comba Dão sobre a proibição do jogo da malha nos largos da vila.


 

Descrição

"Joaquim de Morais, regedor de Santa Comba Dão, enviou, a 17 de janeiro de 1919, uma participação ao administrador do concelho relativa a um grupo de indivíduos que encontrou a jogar à malha em frente aos Paços do Concelho. O código de posturas de 1914, no nº 6 do artº 55º, já proibia os jogos com “pedra, bola ou barra” nas vias públicas. Em 1918, esta medida é reforçada e o administrador do concelho informa o regedor de Santa Comba Dão sobre a proibição do jogo da malha nos largos da vila.

Competia ao regedor, Joaquim de Morais, aplicar as leis e regulamentos administrativos, exercer a autoridade policial, garantir a ordem, segurança, bem estar e tranquilidade públicos no território da sua freguesia. Ao apanhar em flagrante delito um grupo de três homens que jogava à malha no largo dos Paços do Concelho, o regedor advertiu-os e tentou mesmo prender um deles que não queria acatar a ordem e que acabou por fugir. Um dos outros homens garantiu ao regedor por sua honra que não jogariam mais mas, logo de seguida, convidou mais três homens para retomarem o jogo.

Não tendo conseguido fazer cumprir as ordens, o regedor Joaquim de Morais participou o sucedido ao administrador do concelho indicando-lhe o nome dos 6 prevaricadores, bem como o de 5 testemunhas".



Aceda:

 

 

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt