A+ A A-

Modo de Produção Agrícola e Agricultura Sustentável - balanço

Oficina Trabalho 009O Espaço de Eventos do Restaurante Cota Máxima foi o local escolhido para receber a Oficina de Trabalho - Modo de Produção Agrícola e Agricultura Sustentável - Produção Integrada, Produção Biológica e Protecção Integrada, ao longo da tarde de Segunda-feira, dia 27 de Maio.

A acção, uma iniciativa da ADICES - Associação de Desenvolvimento Local, em colaboração com o Município de Santa Comba Dão, no âmbito do projecto de cooperação "Portugal Rural" teve como objectivos principais abordar os principais Modos de Produção Agrícola e a Importância de uma Prática Agrícola Sustentável.

Na sessão de abertura desta Oficina de Trabalho, direccionada a agricultores, produtores e interessados nesta temática, Regina Lopes, Coordenadora da ADICES, deu as boas-vindas aos participantes, fazendo uma abordagem à temática da agricultura como um dos motores de crescimento e de impulso da economia.

Na sua intervenção, informou os presentes que a ADICES irá realizar Certidões Modulares Certificadas no âmbito desta temática.

Na sessão, conduzida pela formadora Paula Simões, foram abordadas diversas temáticas no âmbito da agricultura, sendo que a primeira abordagem se centrou na história e evolução desta prática e nas consequências negativas ao nível da contaminação dos solos, da qualidade do ar e dos recursos hídricos que surgiram com a industrialização massiva da agricultura após a II Guerra Mundial.

Na segunda parte desta Oficina de Trabalho os participantes tomaram conhecimento do conceito de agricultura sustentável, da sua relevância na sociedade e na economia e das razões para a sua implementação.

Neste contexto, foram apresentados e caracterizados os principais meios de produção sustentáveis - Produção Integrada, Produção Biológica e Protecção Integrada – destacando-se os conceitos, objectivos e diferenciação de métodos.

Foram, ainda, dadas a conhecer as normas de controlo e certificação para a via comercial nestes modos de produção e as etapas e os requisitos necessários que o produtor deve seguir para a certificação e implementação destes modos de produção sustentáveis bem como os parâmetros que devem constar na concepção do plano de exploração respectivo.

Numa fase final, Paula Simões fez referência à definição e caracterização de diferentes práticas agrícolas de base como, por exemplo, a fertilização dos solos ou a protecção fitossanitária, abordando, também, as principais apostas do sector e os principais estrangulamentos e analisando a legislação aplicável.

Texto: Gabinete de Comunicação Social e Imagem

 

Oficina Trabalho 010

 

Oficina Trabalho 001

 

Oficina Trabalho 002

 

Oficina Trabalho 003

 

Oficina Trabalho 004

 

Oficina Trabalho 005

 

Oficina Trabalho 006

 

Oficina Trabalho 007

 

Oficina Trabalho 008

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt