O Espaço de Eventos do Restaurante Cota Máxima foi o local escolhido para receber a Oficina de Trabalho - Modo de Produção Agrícola e Agricultura Sustentável - Produção Integrada, Produção Biológica e Protecção Integrada, ao longo da tarde de Segunda-feira, dia 27 de Maio.
A acção, uma iniciativa da ADICES - Associação de Desenvolvimento Local, em colaboração com o Município de Santa Comba Dão, no âmbito do projecto de cooperação "Portugal Rural" teve como objectivos principais abordar os principais Modos de Produção Agrícola e a Importância de uma Prática Agrícola Sustentável.
Na sessão de abertura desta Oficina de Trabalho, direccionada a agricultores, produtores e interessados nesta temática, Regina Lopes, Coordenadora da ADICES, deu as boas-vindas aos participantes, fazendo uma abordagem à temática da agricultura como um dos motores de crescimento e de impulso da economia.
Na sua intervenção, informou os presentes que a ADICES irá realizar Certidões Modulares Certificadas no âmbito desta temática.
Na sessão, conduzida pela formadora Paula Simões, foram abordadas diversas temáticas no âmbito da agricultura, sendo que a primeira abordagem se centrou na história e evolução desta prática e nas consequências negativas ao nível da contaminação dos solos, da qualidade do ar e dos recursos hídricos que surgiram com a industrialização massiva da agricultura após a II Guerra Mundial.
Na segunda parte desta Oficina de Trabalho os participantes tomaram conhecimento do conceito de agricultura sustentável, da sua relevância na sociedade e na economia e das razões para a sua implementação.
Neste contexto, foram apresentados e caracterizados os principais meios de produção sustentáveis - Produção Integrada, Produção Biológica e Protecção Integrada – destacando-se os conceitos, objectivos e diferenciação de métodos.
Foram, ainda, dadas a conhecer as normas de controlo e certificação para a via comercial nestes modos de produção e as etapas e os requisitos necessários que o produtor deve seguir para a certificação e implementação destes modos de produção sustentáveis bem como os parâmetros que devem constar na concepção do plano de exploração respectivo.
Numa fase final, Paula Simões fez referência à definição e caracterização de diferentes práticas agrícolas de base como, por exemplo, a fertilização dos solos ou a protecção fitossanitária, abordando, também, as principais apostas do sector e os principais estrangulamentos e analisando a legislação aplicável.
Texto: Gabinete de Comunicação Social e Imagem