Pelas 15 horas de segunda-feira, dia 03 de Junho, o Cine-teatro da Casa da Cultura de Santa Comba Dão recebeu a segunda edição do Concurso Municipal de Ideias de Negócio | Escolas Empreeendedoras da CIM Dão Lafões, da Comunidade Intermunicipal Dão Lafões, através da Rede Regional de Empreendedorismo Dão Lafões, em colaboração com a Câmara Municipal.
Tal como na edição anterior, este concurso realizou-se com o intuito de promover o espírito empreendedor dos jovens da região, estimulando o trabalho em equipa entre alunos, professores e empresas.
A iniciativa contou com o apoio da GesEntrepreneur, do Mais Centro – Programa Ocupacional Regional do Centro, do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.
Esta segunda edição do Concurso de Ideias Municipal iniciou com a sessão de abertura conduzida por António José Correia, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e Vereador do Pelouro da Educação, que felicitou os presentes pela sua participação neste concurso que visa estimular o espírito empreendedor dos jovens, o apoio prestado pelos docentes e, também, a iniciativa da Comunidade Intermunicipal em realizar este evento pelo segundo ano consecutivo em Santa Comba Dão.
António José Correia finalizou a sua intervenção desejando aos participantes boa sorte na apresentação das suas ideias de negócio.
Nesta sessão de abertura estiveram, também, presentes Nuno Martinho, Secretário-Executivo da Comunidade Intermunicipal Dão Lafões, Esmeraldo Gomes, Sub-Director do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão e António Venâncio, Director Pedagógico da Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão.
Na intervenção que fez, Nuno Martinho salientou os objectivos deste projecto de empreendedorismo nas escolas revelando que, este ano, participaram cerca de 2.000 alunos de 42 escolas dos 14 municípios que compõem a região Dão Lafões.
Nas palavras que dirigiu aos alunos participantes e que se encontravam na plateia, o Secretário-Executivo da Comunidade Intermunicipal Dão Lafões felicitou a atitude empreendedora dos jovens reforçando que ser empreendedor é um factor cada vez mais valorizado por empresas e organização aquando da contratação de colaboradores.
No final, Nuno Martinho lançou um desafio à plateia revelando que a CIM, em parceria com cada um dos município se encontra a promover um campo de férias destinado a jovens entre os 15 e os 18 anos a realizar entre os dias 02 e 06 de Julho em Carvalhais, São Pedro do Sul, com o apoio da Escola Profissional de Carvalhais e do Bioparque.
Neste campo de férias os participantes terão a oportunidade de realizar actividades de diversão, lazer e aventura e participar em projectos de empresa trabalhando numa empresa virtual com actividades no âmbito da inovação e da criatividade.
Este campo funcionará em regime residencial com o acompanhamento de monitores de uma das mais prestigiadas universidades de empreendedorismo, a Audax, sediada no ISCTE em Lisboa.
Esmeraldo Gomes, Sub-Director do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, agradeceu à CIM Dão Lafões a organização deste evento, aos docentes e alunos por terem desenvolvido os projectos a concurso, incentivando os alunos a tornarem-se empreendedores, independentemente das dificuldades que possam existir, de forma a poderem criar os seus próprios empregos e poderem proporcionar a outros a criação de emprego.
António Venâncio, Director Pedagógico da Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão, tomou da palavra para felicitar os alunos pela coragem em participarem neste concurso e felicitar a Comunidade Intermunicipal pela realização desta segunda edição do concurso de ideias de negócio em Santa Comba Dão.
Referiu, ainda, que os trabalhos que não fossem escolhidos para a final intermunicipal poderiam, mais tarde, concretizar-se, ser alvo de alterações e poderem tornar-se um meio de criação do próprio emprego dos promotores e de criação de emprego para outros.
António Venâncio terminou a sua intervenção felicitando os docentes pela dedicação e empenho demonstrados para com este projecto e pelo apoio prestado aos alunos participantes.
Finda a sessão de abertura foram apresentados sete projectos empreendedores, cinco da escola Secundária/3 de Santa Comba Dão e dois da Profiacademus – Escola Profissional local nas mais variadas áreas de negócio: as tecnologias da informação e comunicação, o turismo, o comércio e os serviços.
Ao júri, constituído por António José Correia, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e Vereador do Pelouro da Educação, Patrícia Pilar em representação da Empresa GesEntrepreneur e Luís Cunha, em representação do Presidente da Câmara Municipal coube avaliar a apresentação dos projectos com base nos seguintes critérios: Grau de Inovação, Exequibilidade, Impacte para o Território, Estruturação da Ideia e Desenvolvimento da Ideia.
Após a deliberação do júri, António José Correia, Luís Cunha, Patrícia Pilar, Esmeraldo Gomes e António Venâncio entregaram os certificados e respectivos prémios de participação aos diversos grupos participantes, momento após o qual foram revelados os resultados.
O projecto ReUsa defendido por Margarida Oliveira, Laura Neves e Mónica Ferreira do 11ºB da Escola Secundária/3 classificou-se em terceiro lugar.
Este projecto, com orientação do docente Paulo Aparício, visa a criação de produtos através do reaproveitamento de materiais do quotidiano.
MBE (Multibanco Ergonómico), projecto promovido pelo grupo Ana Duarte, Gerson Fortes e Edy Vivian Oliveira da Profiacademus, sob a orientação dos docentes Fernando Marques e Rosa Lima, classificou-se em segundo lugar.
Esta ideia que consiste na criação de um dispositivo que ajusta o ecrã do multibanco ao utilizador.
A ideia de negócio seleccionada para representar o Município de Santa Comba Dão na Final Intermunicipal a 07 de Junho na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu foi o projecto Hot & Cold (Spoon), que consiste na criação de uma colher que muda de cor consoante a temperatura a que é exposta.
O projecto vencedor foi promovido por Miguel Ribeiro, André Trindade e Carlos Santos do 10ºD da Escola Secundária/3, sob a orientação da docente Manuela Marques.
Texto: Gabinete de Comunicação Social e Imagem