“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”.
No dia 5 de junho, vários alunos com necessidades educativas especiais de diversas escolas da região (Santa Comba Dão, Molelos, Tondela, Caramulo, Campo de Besteiros, Carregal do Sal e Mortágua), acompanhados pelos respetivos docentes de educação especial e por assistentes operacionais e, alguns idosos do Lar de S. José – São João de Areias, deslocaram-se à marina do Resort Montebelo (junto à Albufeira da Aguieira), onde viveram momentos inesquecíveis!
O evento faz parte de um projeto - O Direito à Diferença e à Inclusão – Multideficiência e ou Portador de Deficiência ou Incapacidade, promovido pelo Serviço de Psicologia e Orientação (Psicóloga Gabriela Vieira e Psicólogas estagiárias) do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, em articulação com o Destacamento Territorial da GNR em Santa Comba Dão (Capitão João Marques, Equipa de Proteção da Natureza e Ambiente - EPNA e Secção de Programas Especiais da GNR - SPE).
Este Projeto contou com a colaboração da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, do Montebelo Resort Aguieira, da Associação de Profissionais de Desporto e Educação Física de Santa Comba Dão e, ainda, com a colaboração de alguns alunos do Curso de Turismo da Escola Profissional Beira Aguieira e dos Bombeiros Voluntários de Mortágua.
Os passeios de barco foram marcados pelos sorrisos largos das crianças e dos idosos que também puderam andar de canoa, sempre com supervisão, permitindo momentos únicos.
Puderam ainda experimentar Paintball adaptado, uma atividade que foi também do agrado de todos.
Alguns alunos do Curso de Turismo da Escola Profissional Beira Aguieira animaram o dia com diversas atividades pedagógicas.
Para muitas das crianças, algumas delas com multideficiências profundas, o passeio "não podia ser de maior sucesso".
Segundo algumas docentes "estas crianças não têm capacidade de falar, têm défices cognitivos muito acentuados, deficiências motoras e auditivas igualmente acentuadas, mas notamos que reagem muito bem a estas iniciativas, pelos seus sorrisos, pelos movimento e alegria manifestada à sua maneira".
Para aquelas cujos problemas são mais ligeiros, e para os idosos, a forma como expressaram alegria, dispensa qualquer palavra.
Muitas destas crianças e idosos têm poucas oportunidades de interagir com a comunidade, e na opinião do Capitão João Marques, Comandante do Destacamento da GNR em Santa Comba Dão, esta iniciativa ajuda à sua inclusão, ao mesmo tempo que "permite à Guarda uma aproximação à comunidade".
Para finalizar, esta grande aventura foi servido a todos um saboroso lanche nas maravilhosas instalações do hotel.
Este Projeto mostra que a inclusão é algo que pode acontecer verdadeiramente, basta pensarmos nas especificidades do portador de necessidades educativas especiais e “olharmos com outros olhos”, como qualquer cidadão, com as suas dificuldades, mas também, com as suas capacidades.
Texto: Serviço de Psicologia e Orientação / Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão