Pela manhã de 18 de Setembro, Quarta-Feira, a Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão assinalou a abertura do ano lectivo 2013/ 2014 numa reunião geral destinada a alunos, docentes e pessoal não docente.
Antes do início desta sessão de esclarecimentos conduzida pelo novo director pedagógico da instituição de ensino, Paulo Gomes, e que contou com a presença de António José Correia, Vice-Presidente do Município de Santa Comba Dão e Director Executivo da Profiacademus, Gisela Soares acompanhou os novos alunos numa visita guiada pelos diversos espaços da Escola Profissional.
Paulo Gomes iniciou a sua intervenção dando as boas-vindas ao corpo de docentes, pessoal não docente e aos alunos da Profiacademus informando os presentes das normas de conduta e regras de funcionamento da escola.
Nesta reunião geral o Director Pedagógico abordou a questão do ensino profissional referindo que os alunos que optaram por este ensino fizeram-no porque a qualificação aqui adquirida no final do 12º ano permite-lhes exercerem uma profissão com um diploma.
Assinalou, igualmente, que o prosseguimento de estudos não foi o pensado para as escolas profissionais que nasceram para formar técnicos e profissionais de uma determinada profissão, referindo que como tal o espírito dos alunos que frequentam a Profiacademus tem de ser diferente do espírito dos alunos que frequentam o ensino regular.
Paulo Gomes frisou que o comportamento, empenho e dedicação dos alunos é fundamental para a aquisição de sucesso escolar sublinhando que os mesmos devem cumprir com rigor os horários de transportes, aulas, almoço e intervalos e ter um espírito de entreajuda.
Relativamente às normas de conduta e de comportamento, informou que estas devem ser seguidas não só nos espaços da escola como, também, nos locais fora da mesma transmitindo para a comunidade uma imagem positiva da Profiacademus e do seu funcionamento.
António José Correia tomou da palavra para cumprimentar alunos, docentes e pessoal não docente, nomeadamente, o novo Director Pedagógico da instituição sublinhando que com a experiência que o novo director tem, sem desprestigiar os anteriores directores da escola, e com o surgimento de um novo curso e de uma nova área de formação na escola, acredita que Paulo Gomes vai dar um importante contributo para a sustentabilidade do estabelecimento de ensino no futuro.
Esclareceu que a Escola passou por algumas dificuldades, mas que acredita que a viabilidade da mesma se vai manter, em primeiro lugar porque acredita nos alunos que dela fazem parte apesar das questões abordadas pelo professor Paulo Gomes.
Frisando que corrobora o que foi dito por Paulo Gomes, António José Correia, mostrou-se esperançado nos bons resultados que o novo modelo de gestão implementado irá trazer, sublinhando que acredita que a Profiacademus será uma escola sustentável não só a nível financeiro como, também, a nível interno e da capacidade de mostrar ao exterior o potencial dos seus alunos e o trabalho desenvolvido e de ser mais dinâmica e proactiva.
Deixou, também, uma palavra de apreço e de confiança aos colaboradores internos para que acreditem na escola e na sua potencialidade de viabilidade no futuro pedindo a todos que transmitam ao exterior esta positividade pela qual a escola está a passar.
Texto: Gabinete de Comunicação Social e Imagem