Uma palavra simples mas de difícil utilização tão variado o contexto de uso.
O Montepio Geral e a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, associaram-se e daí uma ideia, um livro.
A estas entidades associaram-se agora o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão e o Município para, de uma forma simples e educativa, fazer sentir aos mais pequenos as vantagens no uso da “associação”, seja de grandes ideias, ou para pequenas brincadeiras.
Perante um auditório bem composto, o representante da Confederação fez uma pequena palestra sobre o livro e a necessidade de se fazerem associações, quer das grandes quer de pequenos grupos, para atingir determinados objetivos. Perguntando à plateia se conheciam Cristiano Ronaldo, sentiu-se uma explosão de sensações por parte dos pequenos espetadores. Retomada a calma, tentou mostrar-lhes que nunca teria chegado a melhor futebolista do mundo, sem se ter associado aos seus colegas de equipa. Só por si, nunca lá teria chegado.
Usou também da palavra o Vereador da Cultura, João Tomás, para agradecer a ideia e explorar também algumas ideias sobre “Associação”. No final, e depois de terem usado da palavra alguns dos representantes de várias associações ali presentes, uniram-se e em “associação”, percorreram a sala distribuindo um exemplar do livro por todos os presentes.
Folheando o livro, verifica-se e mostra-se às crianças as formas mais diversas de se associarem até para a prática de pequenas brincadeiras e jogos já em desuso.
Iniciativa louvável dado o público-alvo.