Horácio Ferreira, jovem santacombadense de 25 anos, nascido na freguesia de Pinheiro de Ázere, foi laureado, só este ano, com o 2º Prémio Exaequo no 16º Concurso de Interpretação do Estoril e distinguido com o prémio "Le Prix Universal Music Publishing"- melhor interpretação da obra "Première Rhapsodie" de Debussy no Concours Debussy - International Clarinet Competition, em Paris.
Em Agosto, Horácio Ferreira foi o vencedor do Prémio Jovens Músicos 2014, na categoria de Nível Superior em Clarinete, naquele que é considerado o concurso ,em Portugal, com mais visibilidade bem como uma repercussão a nível artístico bastante elevada.
Influência do ambiente da filarmónica
Natural de Santa Comba Dão, onde iniciou os estudos musicais na Sociedade Filarmónica Lealdade Pinheirense, aos 8 anos, Horácio Ferreira diz que integrou a filarmónica por ‘hobby’ e por falta de alternativas para os tempos livres. “Sempre gostei do ambiente em que estava inserido nomeadamente por poder desfrutar de ambientes completamente diferentes dos meus colegas que não frequentavam a filarmónica, refiro-me a encontros de bandas, concertos em vários pontos do país, convívios e cursos de jovens promovidos pelo INATEL”, explica.
Foi assim que começou a ouvir outros tipos de música, como orquestras, bandas sonoras, instrumentistas a solo: “Todos estes aspectos fizeram com que eu tivesse a motivação para concorrer à Escola Profissional de Música de Espinho e apostar num futuro que era ser músico”.
O Município de Santa Comba Dão endereça os parabéns ao jovem Horácio Ferreira, não só pelos prémios obtidos este ano, mas por todo o seu percurso artístico.
Uma palavra também de felicitações e agradecimento a todas as Bandas Filarmónicas do concelho, pelo trabalho meritório e cultural que desenvolvem junto dos jovens santacombadenses.
Fontes e Fotos: Dacapo – Revista Musical Portuguesa/www.dacapo.pt; www.rtp.pt/antena2/pjm/; www.escuelasuperiordemusicareinasofia.es