Com o objectivo de promover a melhor integração do centro histórico no desenvolvimento da cidade, revitalizando esta zona nobre e dinamizando o comércio local, a Câmara Municipal vai proceder à reabertura ao trânsito na Rua Alexandre Herculano.
Leonel Gouveia, presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, refere que esta proposta do executivo, aprovada em reunião de Câmara com as abstenções dos vereadores do PSD, pretende “revitalizar o pequeno comércio tradicional, empresas de serviços e estabelecimentos de restauração já existente na zona histórica, e, simultaneamente, cativar outros empreendedores a instalarem-se reativando, desta forma, imóveis que se encontram devolutos”.
Segundo o edil santacombadense, “pretende-se que toda a zona histórica seja capaz de captar investimentos e despertar um interesse e entusiasmo nos investidores e consumidores, após um período de forte recessão e desertificação a que assistimos num passado recente. Se assim for, estaremos igualmente a contribuir para o crescimento do número de turistas e visitantes na mais tradicional zona comercial do concelho de Santa Comba Dão” concluiu.
A reabertura ao trânsito rodoviário na Rua Alexandre Herculano terá lugar a partir do dia 26 de Novembro, a título experimental, e com os seguintes condicionalismos:
- permitir, a título experimental, o trânsito de veículos, no sentido nascente/poente;
-proibir o trânsito de mercadorias, no sentido nascente/poente, excepto para cargas e descargas;
- proibir o estacionamento na Rua Alexandre Herculano e no largo contíguo Dr. Oliveira Salazar;
- limitar a velocidade dos veículos, na Rua Alexandre Herculano, ao máximo de 20 Km/h.