Com o intuito de responder às novas necessidades dos cidadãos, em geral, e dos munícipes de Santa Comba Dão em particular, a Câmara de Municipal implementou um serviço de Atendimento on-line.
Uma solução de Balcão Único de Atendimento e de relacionamento com o cidadão, onde se centralizam todas as capacidades de prestação de serviço, independentemente do canal de atendimento.
A plataforma de serviços on-line que potencia a interatividade entre os cidadãos (ou pessoas coletivas) e a Câmara Municipal, possibilitando o acesso remoto e a redução de deslocações, bem como uma maior celeridade nos processos administrativos e operativos.
Os serviços on-line permitem dois tipos de utilizadores, com diferenciação do nível de serviço oferecido:
- não registados, têm acesso à plataforma e às informações gerais disponibilizadas;
- registados e validados pela Autarquia, além das funcionalidades disponibilizadas aos utilizadores com pré-registo, têm acesso a outro tipo de requerimentos on-line, bem como à consulta de informação sobre os seus processos.
No Serviço de Atendimento on-line da Câmara Municipal de Santa Comba Dão estão já disponíveis, para submissão eletrónica, os seguintes serviços:
- Pedido de ramal de saneamento;
- Pedido de limpeza de fossas sépticas;
- Pedido de licença especial de ruído;
- Pedido de licenciamento de publicidade;
- Pedido de ocupação de via pública;
- Pedido de certidões diversas;
- Pedido de apoio social a famílias carenciadas;
- Pedido de habitação social por famílias carenciadas;
- Pedido de transporte no âmbito da ação social escolar;
- Pedido de subsidio no âmbito da ação social escolar;
- Pedido de reserva de equipamentos culturais;
- Pedido de reserva de equipamentos desportivos;
- Pedido de disponibilização de miniautocarro municipal;
- Pedido de disponibilização de viaturas de obras;
- Pedido de produtos de comunicação e imagem
Gradualmente, em função das necessidades dos cidadãos e do desenvolvimento da plataforma de suporte, serão disponibilizadas outras funcionalidades, como o acesso a informação sobre todos os serviços prestados e o acesso a novos formulários para a submissão eletrónica, a partir de qualquer computador ligado à Internet.
Serão também feitas melhorias à plataforma, quer em temos de design quer em termos de usabilidade.