A+ A A-

Comemorações Dia do Município

DSC04625O concelho de Santa Comba Dão assinalou o Dia do Município, no passado dia 14 de maio, com uma sessão solene de atribuição de condecoração municipal de mérito à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, que este ano celebra o seu centenário.

A sessão solene, que decorreu na Casa da Cultura, contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, e o presidente da Assembleia Municipal, Paulo Gomes.

Em dia de celebração, o presidente da Câmara Municipal, Leonel Gouveia, aproveitou a oportunidade para lembrar um dia que não é apenas de festa, mas também de reflexão para os munícipes "sobre o que fizemos bem, o que fizemos menos bem, o que fizemos mal, para em conjunto melhorarmos as nossas prestações", enfatiza, acrescentando ainda que o Dia do Município serve igualmente para relembrar e reconhecer aqueles que, dentro das mais diversas áreas - Instituições, Associações, Empresas e Santacombadenses -, promovem ações de contribuição para promoção e desenvolvimento do concelho.

Durante a sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal não deixou de destacar a importância de Santa Comba Dão cumprir com as suas obrigações, de cumprir com os seus compromissos, pagando empréstimos, maximizando receitas e reduzindo despesas, criando assim oportunidade de apoiar o movimento associativo, as instituições, as empresas e o comércio local.

Leonel Gouveia considera que não deverão ser esquecidos a comunidade de emigrantes, os mais idosos e mais carenciados, e sobretudo os mais jovens, fonte essencial à promoção do concelho, "proporcionando-lhes uma formação global de muita qualidade e ajudando a criar condições para que não sejam obrigados a procurar trabalho noutras paragens, fixando-se na sua terra e contribuindo para o seu desenvolvimento", sublinha.

Nesta conjetura em que o desenvolvimento é o "pote de ouro" do concelho, Leonel Gouveia procura evidenciar o que de melhor a região tem, e que merece exploração.

"Santa Comba Dão tem condições para ser uma referência na região em termos de turismo. É um concelho dotado de uma beleza ímpar, dotado de património natural, património arquitetónico, património cultural, património religioso e de património histórico, que muito nos orgulha", ilustrando ainda com exemplos de projetos que poderão ser de maior primazia para "atrair visitantes que não se limitem a uma simples passagem por Santa Comba Dão, mas que permaneçam". 

Da sessão solene é ainda de realçar o momento de atribuição da condecoração de mérito à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, em celebração do seu centenário, na pessoa do senhor Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro.

Em palavra por esta especial distinção aos Bombeiros Voluntários, momento mais alto desta cerimónia, Leonel Gouveia consagra o papel da corporação na sua prestação de serviços entre as áreas de combate aos fogos florestais e urbanos, e a prestação de socorro, bem como a assistência prestada a partir do funcionamento da sua Base Permanente de Helicópteros no âmbito da Proteção Civil, combate a fogos florestais, ações de busca e salvamos, e serviço helitransportado do INEM. É também de relembrar, assim, o legado que a corporação deixa ao seu conselho, cunhando "uma história feita de muitas alegrias e algumas tristezas, por onde passaram muitos Santacombadenses como bombeiros, elementos de comando e muitos elementos de corpos sociais", declara Leonel Gouveia, acrescentando, em nome do Município e toda comunidade Santacombadense, um sentido agradecimento à corporação e associação "pelos serviços relevantes prestados ao concelho, à região e ao país". 

No seu discurso, o presidente da Assembleia Municipal, Paulo Gomes, para além de congratular a condecoração atribuída à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, evidenciou também o trabalho meritório de outras associações Santacombadenses "empenhadas na sua missão de educar e na sua ambição de fazer o seu melhor por Santa Comba Dão". Apelou ainda à relevância de o município reconhecer todo o trabalho desenvolvido, porque esse "desenvolvimento" premeia, responsabiliza e motiva.

Como dia de reflexão para e com a região, sabendo e conhecendo a situação precária do seu concelho, Leonel Gouveia aproveitou a presença do senhor Secretário de Estado da Administração Local para deixar um apelo quanto a preocupações que assentam sobre Santa Comba Dão. Preocupações essas que, para os Santacombadenses, são "uma causa de constrangimentos", como é por exemplo a obrigatoriedade de adesão do município ao Fundo de Apoio Municipal (FAM).

No ano de 2014, a Câmara Municipal tinha já iniciado uma redução de número significativo de trabalhadores em rescisões de contratos, verificando-se já carências em alguns setores, como o da jardinagem e auxiliares de ação educativa. Esta última obrigou o município a recorrer de unidades de contrato Emprego Inserção, estratégia de momento barrada pelo Instituo de Emprego e Formação Profissional.

No presente ano, outra fonte de inquietação para o município é, por força do Orçamento de Estado, a redução de mais três por cento do número de trabalhadores, o que constrange mais a situação do concelho. Numa posição em que a redução de despesas toma a sua precedência, Leonel Gouveia deixa um apelo sincero para que "sejam analisadas as situações particulares de cada município e não um fato à medida de todos eles".

 

 O Dia do Município de Santa Comba Dão, feriado municipal, finalizou assim com algumas atividades de âmbito desportivo - skills de futebol -, no decorrer da tarde, no Estádio Municipal.

 

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt