As Festas de Santa Comba Dão, uma iniciativa da Comissão Executiva das Festas de Santa Comba Dão (CEFSCD), em parceria com a Câmara Municipal de Santa Comba Dão, tiveram lugar entre os dias 11 e 16 de agosto, entre o município dos Paços do Concelho e os Bombeiros Voluntários.
Este ano, a organização apostou num programa musical e cultural diversificado, procurando ir ao encontro das várias classes etárias. Além da componente musical, o recinto acolheu as tradicionais tasquinhas de comes e bebes, e os espaços de associações concelhias, nomeadamente Grupo Coral e Tuna Santo Estevão, Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, Centro Social de Vila Pouca, Núcleo Sportinguista de Santa Comba Dão, Núcleo de Santa Comba Dão da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), Casa do Benfica de Santa Comba Dão, Associação de Música e Artes do Dão (AMAD), Finalistas da Escola Secundária de Santa Comba Dão, Grupo Desportivo Santacombadense, e AFDO Pinguinzinho.
Integrada nas Festas de Santa Comba Dão esteve a CombaExpo'15, Feira de Atividades Económicas e Sociais, que trouxe a público cerca de vinte expositores de organizações e associações que vieram apresentar o trabalho desenvolvido pelas suas filiais, e os serviços que as mesmas disponibilizam.
A CombaExpo'15 contou com a participação de: Movadel, Avon Beleza & Glamour, Casa Mágica (Casas em Madeira), LR Health & Beauty Santa Comba Dão, Ergovisão Santa Comba Dão, Escola de Condução "Do Emigrante", LR Team Sousa Health & Beauty, Gomas Vitor Oliveira, Remax Tondela, Crescendo e Aprendendo (APDEF), Ferrovial Serviços S.A., Águas do Planalto, Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Adices, APPACDM Santa Comba Dão, Ismaello, e Saboresdesantacolumba.
Dentro do mesmo espaço das Festas decorreu a Mostra de Artesanato, com apresentação de gastronomia da região com bolos e doces tradicionais, licores e enchidos, bem como os produtos conseguidos por mãos de artesãos - artes decorativas, trabalhos em renda, bijutaria e louça, e outros artigos.
Dispostos em espaço para o efeito estiveram a Banca do Xico (gastronomia), Ana Macedo (gastronomia), Graciete Andrade (artes decorativas), Geração Arte (bijutaria e artes decorativas), Loja do Barro Preto, Arte & Luz (artes decorativas), Daniel Salazar (gastronomia), Rute Varela (bijutaria), e Cornel Bojan.
As festividades arrancaram na noite de 11 de agosto, com danças do grupo Dance R'us Kids, conduzido por Gui Morais, instrutora de fitness e hidroginástica. De seguida vieram as atuações das bandas JJAM e Big Jovem, terminando com apresentação do primeiro concorrente do Concurso de DJ's, acompanhado por DJ LuieZ.
O dia 12 de agosto ficou marcado pelo espetáculo de tributo a Carlos Paião, interpretado por músicos e cantores de excelência do Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD), e dirigido por Pedro Carvalho, maestro da Filarmónica de São João de Areias.
Os Transfiguração, vencedores da primeira edição do "Santa Comba Dão Tem Talento", marcaram presença nessa noite com apresentação de alguns temas, seguida pelas atuações do segundo concorrente do Concurso de DJ's e de DJ The Boss e Seus Pupilos.
A 13 de agosto foi a vez de Nuno Norte, vencedor da primeira edição dos Ídolos, pisar o palco principal das Festas. No começo desta noite apresentaram-se as jovens da Escola de Dança de Candosa e Tábua que, com o seu figurino para as danças que realizaram, preencheram o espaço de cor.
Devido à ausência da banda Intempéria, por motivos de saúde de um dos elementos, a banda JJAM veio, segundo palavras da vocalista, Mariana Vieira, "tentar fazer um trabalho tão bom quanto aquele que os Intempéria teriam feito". A noite terminou ao som de DJ Tiago Gomes.
O grupo Khaganiço ocupou o palco principal das Festas a 14 de agosto, antecedendo assim a atuação de João Só, que trouxe, em primeira pessoa, vários temas já bem conhecidos pelo público. A noite culminaria com uma volta no tempo, de regresso aos “bons velhos” anos 80's e 90's, com o Revival Pedras Negras-Telheiro.
Sábado, 15, foi a noite dedicada à procura de novos talentos. “Santa Comba Dão Tem Talento”, apresentado por Carla Pereira D'Ascensão, jornalista da TVI, trouxe a conhecimento do público as qualidades artísticas dos vários concorrentes em palco.
Nesta noite atuaram ainda a banda KotaZàSolta, com os seus temas dos anos 80's, 90's e alguns atuais, e DJ Kimono, que procuraram animar e interagir com o público.
O último dia de festividades assinalou-se a 16 de agosto, iniciando pelas 19h00 com o Sunset de Dj Fricky. A animação musical prosseguiu com uma noite inteiramente dedicada à música tradicional, com atuações do Grupo de Cavaquinhos do Mondego de Póvoa dos Mosqueiros, do Grupo de Cantares Mod'Antiga e a Tuna “Os Unidos” de São Joaninho, e a Tuna de Santo Estevão de Santa Comba Dão.
As Festas de Santa Comba Dão, iniciativa organizada pela CEFSCD, contou com os seguintes apoios e patrocínios: Caixa de Crédito Agrícola, Ultragene, Dierre, Ascendum (Bronze), Supercombadão Supermercados, Ferrovial Outdoor, AXA Sede, Jorge Maurício, Pais e Pais, Quimpest, Transdev, Certoma, Isidovias, Etnoideia, Desenvolvimento e inovação Nutricional (DIN), Eden Gráfica, Ribamodnego, Casa Festas, Luís Gomes Ourivesaria, Liga, Favir, Associação de Desenvolvimento Local (Adices), CTT Correios de Portugal, Pingo Doce, e Super Bock.