História de Nagozela
Nagozela, é uma aldeia milenar situada no norte do concelho de Santa Comba Dão, caracterizada por um vale. Possui uma área de aproximadamente oito quilómetros quadrados e conta com 447 habitantes (dados de 2011).
O quotidiano da maioria dos habitantes desta aldeia é a agricultura, devido à sua localização geográfica.
Nagozela teve as suas origens junto às margens de um curso de água. Uma ribeira de caudal permanente atravessa-a, auxiliando a irrigação das terras junto dela.
A origem da aldeia remonta de um casal de donatários, Gundissalvo Moniz e Mumadona com uma vasta riqueza territorial nas quais constava Nagozela. Esta foi doada ao Mosteiro de Lorvão em 981 pelo casal, para absolvição dos seus pecados. Nesta altura Nagozela era conhecida como Nagoselo.
Posteriormente, Nagozela passou para o bispado de Coimbra por D. Henrique e D. Teresa, corria o ano de 1109. Julga-se que esta região esteve alguns anos sob domínio mouro até 1143 uma vez que D. Henrique em deslocação das cortes de Lamego para Coimbra passou por Nagozela e sabendo da presença mourisca, teve a hombridade de os expulsar.
Ao longo do tempo Nagozela sofreu mudanças administrativas. Até 1849 fez parte do concelho de Treixedo; no ano seguinte anexou-se à freguesia de Vila Nova da Rainha, atualmente freguesia do concelho de Tondela e passados aproximadamente trinta anos volta a fazer parte da freguesia de Treixedo.
Nagozela tem como freguesias limítrofes: a nascente Sobral e Papízios, ambas do concelho do Carregal do Sal; a poente, Vila Nova da Rainha; a norte, Mouraz, freguesia do concelho de Tondela; e a sul a Freguesia de Treixedo, onde pertenceu até finais de 1984, passando a ser autónoma. Ganhou a sua independência administrativa, por divisão territorial de Treixedo, por força da Lei nº40/84, de 31 de Dezembro. Atualmente está integrada na União de Freguesias de Treixedo e Nagozela, criada aquando da reorganização administrativa de 2012/2013.
Ao longo dos últimos 18 anos Nagozela tem vindo a progredir, tendo adquirido uma nova escola primária contendo o ensino pré-primário e primeiro ciclo, uma junta de freguesia, registando-se também a construção de uma nova igreja. O Clube Recreativo Cultural e Desportivo sofreu alterações alargando o seu espaço. O campo de futebol da terra sofreu profundas alterações de melhoramento: efetuaram-se obras nos balneários e procedeu-se à colocação de iluminação.