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Serviços de Psicologia

Finalidade

O conjunto de solicitações, preocupações e desafios a que toda a comunidade se encontra sujeita nos dias de hoje, confere à Psicologia uma importância acrescida para o alcance ou manutenção do equilíbrio psíquico e emocional de todos aqueles que a integram - crianças, jovens e adultos - dado o seu vasto campo de aplicações e áreas de intervenção.

Os Serviços de Psicologia da Câmara Municipal de Santa Comba Dão objetivam a Avaliação e Acompanhamento Psicológico a crianças, adolescentes e adultos do concelho de Santa Comba Dão, visando contribuir para o seu bem-estar, adaptação e ajustamento psicológico.

 

Âmbito de intervenção

 

ÁREAS DE INTERVENÇÃO

Nº TOTAL
Avaliações / Acompanhamentos (*)

POPULAÇÃO-ALVO

A – Avaliação e acompanhamento psicológico junto das crianças e jovens alunos do concelho - Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância de Santa Comba Dão


_Dinâmica de Grupos
  55 (crianças e alunos)

 

Nota: 1ª e única área de intervenção na fase inicial da implementação dos serviços de psicologia

55 (crianças e alunos)

Alunos que frequentam:

-Jardim de Infância

-1º Ciclo do Ensino Básico

Excecionalmente:

-3º Ciclo do Ensino Básico (1 aluno)
Por solicitação do próprio aluno ou encarregado de educação

 

B - Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão.

36 alunos

Intervenção individual e intervenção em grupo

 

C – Atendimento ao Munícipe
Acompanhamento Psicoterapêutico de munícipes que solicitaram os Serviços de Psicologia.

8 Munícipes

1 Criança
7 Adultos

 

D – Equipa Local de Intervenção Precoce do Sistema Nacional de Intervenção Precoce

8 crianças (avaliação e acompanhamento de crianças e suas famílias desde os 0 meses e os 6 anos)

 

E – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens

Acompanhamento direto e indireto de processos instaurados e execução de atividades de sensibilização promovidas pela CPCJ

 

F – Colaboração e execução dos projetos/atividades promovidas pelo Gabinete de Ação Social.

 

G- Outros

 

Solicitação dos intervenção dos serviços de psicologia por:

- GNR, maioritariamente em situações SOS.

- Departamentos de Pediatria e Pedopsiquiatria do Hospital São Teotónio e de Coimbra.

- Unidade de Multideficiência (em articulação com Serviços de Psicologia do Mega agrupamento de Escolas e Jardins de Infância de Santa Comba Dão)

- Articulação/colaboração com os Serviços de Psicologia do Mega Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância de Santa Comba Dão).

- Serviços de Psicologia do INEM.

- Serviços de Saúde Locais.

- Serviços de Ação Social locais.

- Outros gabinetes técnicos da autarquia

(*) Os dados estão sujeitos a alguma flutuação posterior inerente e subsequente à própria intervenção.

 

Tipificação de problemáticas encontradas

No meio  escolar

  • (Pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico)
    Dificuldades de Aprendizagem
    Problemas de Comportamento; perturbações emocionais
    Deficiência Intelectual/ Défice cognitivo
    Problemas/Perturbações de Comunicação
    Outras problemáticas

    Dados Diferenciais
    Sexo Masculino - 54% da totalidade de crianças/alunos
    Sexo Feminino - 43% da totalidade de crianças/alunos

 

 

No atendimento ao munícipe em geral

Problemas emocionais, sem psicopatologia, (estados transitórios 88%)

Psicopatologia estabelecida (22%)

 

 

Dinâmica de Intervenção

“Porque não existem causas únicas explicativas dos problemas...”

 

  • Os Serviços de Psicologia desenham-se numa colaboração com diferentes serviços (órgãos de gestão escolar, saúde, serviço social, serviço jurídico, ensino especial...) na promoção de estratégias dinâmicas e ajustadas de intervenção. Fomenta-se um trabalho em rede, com vista à resolução cooperativa dos problemas bem como ao encaminhamento de situações que ultrapassem o âmbito da competência dos serviços.
  • Regista-se a participação em experiências pedagógicas e ações de prevenção em diversas áreas.

 

Assim,…
Metodologia eco-sistémica, direcionada para uma tentativa de ação estratégica que envolve os vários parceiros locais e distritais.

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