Finalidade
O conjunto de solicitações, preocupações e desafios a que toda a comunidade se encontra sujeita nos dias de hoje, confere à Psicologia uma importância acrescida para o alcance ou manutenção do equilíbrio psíquico e emocional de todos aqueles que a integram - crianças, jovens e adultos - dado o seu vasto campo de aplicações e áreas de intervenção.
Os Serviços de Psicologia da Câmara Municipal de Santa Comba Dão objetivam a Avaliação e Acompanhamento Psicológico a crianças, adolescentes e adultos do concelho de Santa Comba Dão, visando contribuir para o seu bem-estar, adaptação e ajustamento psicológico.
Âmbito de intervenção
ÁREAS DE INTERVENÇÃO |
Nº TOTAL |
POPULAÇÃO-ALVO |
A – Avaliação e acompanhamento psicológico junto das crianças e jovens alunos do concelho - Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância de Santa Comba Dão
Nota: 1ª e única área de intervenção na fase inicial da implementação dos serviços de psicologia |
55 (crianças e alunos) |
Alunos que frequentam: -Jardim de Infância -1º Ciclo do Ensino Básico Excecionalmente: |
B - Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão. |
36 alunos |
Intervenção individual e intervenção em grupo |
C – Atendimento ao Munícipe |
8 Munícipes |
1 Criança |
D – Equipa Local de Intervenção Precoce do Sistema Nacional de Intervenção Precoce 8 crianças (avaliação e acompanhamento de crianças e suas famílias desde os 0 meses e os 6 anos) |
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E – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens |
Acompanhamento direto e indireto de processos instaurados e execução de atividades de sensibilização promovidas pela CPCJ |
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F – Colaboração e execução dos projetos/atividades promovidas pelo Gabinete de Ação Social. |
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G- Outros
Solicitação dos intervenção dos serviços de psicologia por: - GNR, maioritariamente em situações SOS. - Departamentos de Pediatria e Pedopsiquiatria do Hospital São Teotónio e de Coimbra. - Unidade de Multideficiência (em articulação com Serviços de Psicologia do Mega agrupamento de Escolas e Jardins de Infância de Santa Comba Dão) - Articulação/colaboração com os Serviços de Psicologia do Mega Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância de Santa Comba Dão). - Serviços de Psicologia do INEM. - Serviços de Saúde Locais. - Serviços de Ação Social locais. - Outros gabinetes técnicos da autarquia |
(*) Os dados estão sujeitos a alguma flutuação posterior inerente e subsequente à própria intervenção.
Tipificação de problemáticas encontradas
No meio escolar
- (Pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico)
Dificuldades de Aprendizagem
Problemas de Comportamento; perturbações emocionais
Deficiência Intelectual/ Défice cognitivo
Problemas/Perturbações de Comunicação
Outras problemáticas
Dados Diferenciais
Sexo Masculino - 54% da totalidade de crianças/alunos
Sexo Feminino - 43% da totalidade de crianças/alunos
No atendimento ao munícipe em geral
Problemas emocionais, sem psicopatologia, (estados transitórios 88%)
Psicopatologia estabelecida (22%)
Dinâmica de Intervenção
“Porque não existem causas únicas explicativas dos problemas...”
- Os Serviços de Psicologia desenham-se numa colaboração com diferentes serviços (órgãos de gestão escolar, saúde, serviço social, serviço jurídico, ensino especial...) na promoção de estratégias dinâmicas e ajustadas de intervenção. Fomenta-se um trabalho em rede, com vista à resolução cooperativa dos problemas bem como ao encaminhamento de situações que ultrapassem o âmbito da competência dos serviços.
- Regista-se a participação em experiências pedagógicas e ações de prevenção em diversas áreas.
Assim,…
Metodologia eco-sistémica, direcionada para uma tentativa de ação estratégica que envolve os vários parceiros locais e distritais.